“RESENHA #26: ARCANO NOVE (A MEDIADORA, VOLUME 2) - MEG CABOT”

    • Páginas: 272
    • Editora: Galera Record
    • Autor (a): Meg Cabot
    • Nota: 
 

Sinopse: Após os acontecimentos do primeiro livro, Suzannah Simon continua com uma queda por Jesse, um cara de outro mundo, literalmente. Mas agora, um outro garoto se sente traído por Suzannah. Tad Beaumont, um dos caras mais cobiçados da Califórnia. E como um de seus interesses, bem, está morto, Suzi resolve dar uma chance a Tad. Mas nem tudo são rosas. E uma mulher morreu, agora ela é um fantasma que vive acordando Suzannah aos berros. Mas a morte dessa mulher pode ter algo relacionado ao passado de Tad. Envolvida até a cabeça em problemas, tudo o que Suzannah queria, era ser uma garota normal.

"Arcano Nove" é o segundo volume da série "A Mediadora". Eu li o primeiro livro recentemente, mas eu já engatei na leitura do segundo livro, e terminei em algumas horas. Acho que estou caidinha de amores pela escrita de Meg Cabot. Nesse livro continuamos acompanhando as trapalhadas de Suzannah. Enquanto ela tenta manter a sua própria vida nos eixos, a mesma ainda precisa resolver os problemas de alguns fantasmas, com personalidades excêntricas. Nessa história, Suzi tem contato com vários fantasmas. E uma coisa interessante é que a interação entre Suzi e eles sempre é diferente, nunca é uma coisa monótona e repetitiva, onde o leitor já espera o que vai acontecer. No entanto, (assim como no primeiro volume) esse livro tem um foco maior em resolver os problemas de um fantasma específico.

Arcano Nove é um livro com uma pegada muito mais juvenil do que o primeiro livro. Isso fica muito nítido na linguagem utilizada no livro, assim como nas atitudes dos personagens. Eu acho que quase chega a ser um pouco exagerado, mas essa coisa mais juvenil traz um leveza muito grande para a história, onde tudo fica mais palatável. 

O livro também apresenta algumas situações de tensão protagonizadas por Suzi, que fazem com que o coração do leitor bata mais forte. E uma coisa incrível na escrita de Meg, é que ela poderia resolver essas situações tensas, de maneira simples, quase trivial. Mas as resoluções na maioria das vezes são muito inteligentes e criativas, uma coisa bem fora da caixinha. Então aqui também temos uma história eletrizante e divertida.  

Também encontramos Suzi lidando com seus problemas/dramas de adolescente, (perto das situações de vida ou morte que ela enfrenta) isso chega a ser engraçado. Além disso, nesse livro Suzi está ainda mais prepotente, achando que consegue resolver tudo sozinha. E o mais ridículo, é que geralmente ela consegue. Mas mesmo assim, algumas vezes ela acaba precisando de ajuda. O que faz com que ela perceba que não dá para carregar o mundo nas costas. E é interessante ter uma protagonista inteligente e independente, mas que não seja intocável, Suzi é humana, e age como tal.

Além disso, o livro é todo misterioso, principalmente o enredo, quando eu achei que sabia o que estava acontecendo, na verdade era outra coisa. A autora vai dando pistas aqui e ali, para que o leitor consiga pegar o fio da meada. Porém confesso que na página 91, às coisas ainda estavam meio enevoadas. Mas não é nada que atrapalhe a leitura. Acho que isso foi feito com a intenção de despertar a curiosidade e instigar o leitor. Além disso, o livro ainda deixa uma interrogação na cabeça do leitor quanto aos "poderes" e habilidades de Suzannah. E também quanto a coisas relacionadas aos fantasmas. Mas acredito que essas coisas vão ser relevadas aos poucos.

CUIDADO: ALERTA DE SPOILERS DAQUI PARA FRENTE É POR SUA CONTA E RISCO.

No livro anterior Suzi conheceu o Padre Dominic, o diretor da escola, e um mediador assim como ela (até então, mediador (a) é como são chamadas as pessoas que conseguem interagir com fantasmas e os ajudam a ir para o "outro lado", seja lá onde for isso). No primeiro livro eles tiveram uma leve interação, mas nesse aumentou consideravelmente. Além disso o padre tenta ajudar Suzannah a se tornar uma pessoa mais compassiva e gentil com os fantasmas. E também tenta fazer com que ela acabe com as atitudes agressivas para com eles. E é muito divertido acompanhar a relação deles.

Agora falando de romance, a autora faz questão de colocar possíveis interesses românticos para Suzi. Caras que não tem nada haver com a protagonista. E no fim das contas eles acabam servindo só para exaltar ainda mais Jesse. Esse sim, que muito provavelmente vai ter um envolvimento amoroso com Suzi. Não sei se era necessário isso, mas é uma coisa que eu não curti tanto. Mas pelo menos Jesse e Suzi interagiram muito mais nesse livro, e eu amei! 

Gente, eu gostei muito da história. Foi uma leitura muito agradável e gostosa. Eu ri horrores com esse livro. E assim que eu ler os próximos livros venho trazer minhas impressões aqui no blog. Espero que vocês tenham gostado da resenha, beijos e até a próxima! (◕ᴗ◕)

Comentários

  1. Olá,
    Estou adorando acompanhar suas impressões dessa série. Porque faz muito tempo que li e estou relembrando ela por aqui hehe. Na época também me apaixonei pela escrita da Meg mas infelizmente os outros livros dela que li não funcionaram comigo.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você esteja curtindo. É engraçado, né, como alguns autores conseguem escrever livros que acabamos amando e livros que não nos cativam nem um pouco.

      Excluir
  2. Também sou dessas que quando gosta do primeiro livro, já engata na continuação, haha.
    Assim como disse na resenha do livro anterior, eu não sou fã de fantasmas e elementos sobrenaturais, mas lendo sua experiência com esse livro, posso dizer que já criei uma simpatia pela protagonista e gostei do fato do livro ter mistérios a serem revelados ao leitor, isso realmente torna a leitura mais interessante.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, eu tô bastante entusiasmada com essa série. E sobre a protagonista ela é terrível e incrível ao mesmo tempo. E, menina, são mistérios para todos os lados!

      Excluir
  3. Nossa eu adorei a proposta dessa história! Nunca li nada da autora, mas sei que muitos adoram sua escrita. Talvez eu dê uma chance à série (adoro coisas sobre fantasmas)!

    P.s.: confesso que gostei mais da capa do primeiro livro, não entendi porque são tão diferentes...

    Blog Tagarelando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São livros fáceis e rápidos de serem lidos, então você pode acabar gostando. E sobre a capa, a editora relançou o primeiro livro com uma nova capa em edição comemorativa. Mas os demais livros tem as capas antigas!

      Excluir
  4. Oie,

    Ahh amo demais essa série, preciso reler para ler o sétimo livro que já faz anos que está parado na minha estante. As outras séries da Meg são muito boas, mas essa ainda continua sendo minha queridinha.

    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros são tão rápidos de serem lidos, que com um mês eu acho que dá para reler rudo! Eu também estou amando a série.

      Excluir
  5. Oi
    eu tenho muita vontade de ler essa serie de livros da autora, sempre falam bem, eu já li livros da autora só que de outro gênero, esse parece ser um universo bem envolvente, que bom que gostou da leitura.
    Parece que vai ter uma série dos livros, agora não lembro onde li algo do tipo.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, eu também vi isso de virar série, compraram os direitos autorais parece que já tem um tempinho. Eu espero que eles adaptem em breve. Os livros são bem engraçados, talvez você curta a história também!

      Excluir
  6. Estou lombrigada por essa série, parece tão bacana! Preciso dar uma chance a ela.

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei engraçado o jeito que você falou, é super engraçada a série, boa para descontrair!

      Excluir
  7. Oi, Laura!
    Sua resenha veio em boa hora, porque estou numa ressaca literária terrível e os livros da Meg Cabot sempre são bons o suficiente para me curar haha. Vou aproveitar que estou com o Kindle Unlimited de novo e ver se essa série está disponível lá :D
    To precisando mesmo de uma leitura um pouco mais divertida, mesmo com os exageros adolescentes hihi

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, eu espero que tenha o livro no kindle e que você possa aproveitar a leitura, ressaca literária é uma sensação muito ruim. Mas engraçados os livros são mesmo!

      Excluir
  8. Padre Dominic é muito amor. Super um contraponto da Suzy. eu lembro que nesse livro eu fiquei agoniada, pq apesar de ser muito corajosa, a Suzy é muito arrogante, e a convivência com o Padre Dominic e com o próprio Jess ajudam a melhorar esse aspecto da personalidade dela.
    O engraçado é que esses interesses amorosos são muito aleatórios, mas acho que representam bem os adolescentes kkk. Aguardando pelas suas próximas resenhas.
    Abraços,
    AVA
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, siiiiim, o padre a Suzi são dois extremos, ele é a mãe da paciência e ela é bem explosiva, eu gosto bastante da interação dos dois. E eu concordo com você em relação aos interesses amorosos kkk.

      Excluir
  9. Não curto muito essa de diminuir certos personagens para enaltecer o par romântico, mas pelo que li da sua resenha isso não influenciou muito na sua leitura, ainda bem né?
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, não chega a diminuir eles, mas é que tá na cara que os personagens não tem nada haver, então fica meio desnecessário, sabe? Mas não chegou a influenciar na leitura!!

      Excluir
  10. Ano que vem quero pegar uma série longa de livros para ler ou concluir alguns calhamaços. Acho que estou aos poucos inserindo novas leituras aqui.
    Amei a resenha e vou anotar aqui.
    beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até gosto de séries grandes, mas de preferência se todos os volumes estiverem lançados! Quem sabe essa série te interesse, ela é grande, mas os livros não são muito grandes em si.

      Excluir
  11. Olá, tudo bem?
    Li o primeiro livro dessa série no começo do ano e gostei bastante, achei a personagem bem maluquinha, mas dei umas boas risadas com ela. Engraçado entrar aqui e ver justamente uma resenha da série porque estava pensando nela essa semana hahah Deu uma vontadezinha de continuar.
    Beijinhos,
    https://treesdedezembro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também ri horrores com os dois primeiros livros. Eu concordo com você, a protagonista é maluca kkk! Quem sabe você resolve ler, né.

      Excluir
  12. Oie, tudo bem?
    Pulei a parte com spoilers porque tenho interesse em ler um dia. Mas gostei muito da resenha! Parece uma série divertida e envolvente. Fiquei com receio de achar juvenil demaaais, mas foi bom que sua resenha já acendeu esse alerta em mim, pra eu não me decepcionar.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  13. Eu também gosto de continuar a série quando leio recentemente o volume anterior. Você leu bem rápido e a leitura parece interessante. Achei bem legal você mencionar os dilemas mais juvenis da personagem em meio a sua realidade atual kk. Eu gosto dessa mesclagem. Já disse na sua resenha anterior, mas ainda pretendo ler <3

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  14. Da autora eu só conheço O diário da princesa. Sempre ouvi falar de A mediadora, mas nunca me atentei para saber do que realmente se tratava a história. Lendo agora ela sua resenha, parece ser uma história bem legal, mesmo que seja mais juvenil.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá, obrigada por ter lido até aqui. Os comentários de vocês são sempre bem vindos e importantes. Caso vocês tenham blogs, deixem o link e irei retribuir a visita em breve! 😁🌼

Observação: Comentários não gentis e sem sentido não serão respondidos!

Seguidores

POSTAGENS MAIS VISITADAS