“RESENHA #30: O FANTASMA DE CANTERVILLE E OUTROS CONTOS - OSCAR WILDE”

    • Páginas: 80
    • Editora: Principis
    • Autor (a): Oscar Wilde
    • Título: O Fantasma de Canterville
    • Tradução: Thalita Uba
    • Nota: 

Sinopse: A imponente mansão Canterville ganha novos moradores com a chegada da cética família norte-americana Otis, que se recusa a acreditar que o fantasma de Sir Simon perambula pela residência. Agora, a assombração incubida de assustar é assombrada pelos moradores, para seu desgosto. O Fantasma de Canterville e outros contos é um compilado de histórias que demonstram a versatilidade, o humor ácido e o senso crítico do autor irlandês Oscar Wilde.

O Fantasma de Canterville e outros contos, é uma obra deliciosa e divertida. Esse livro é composto pelos contos O fantasma de Canterville; O príncipe feliz; O rouxinol e a rosa; O gigante goísta; O amigo dedicado e O rojão extraordinário. Tirando o conto do FC, ( O Fantasma de Canterville) todos os demais estão mais para fábulas, alguns fazendo críticas e geralmente trazendo uma lição de moral no fim da história. Todos os contos tem o seu charme, mas aqui na resenha eu só vou mencionar dois deles, porque são os que que mais me chamaram a atenção. Além disso os contos em geral tem um humor bem ácido, mas são histórias pequenas, e o livro ao todo tem 80 páginas, então é rápido de ser lido.

Vou começar falando do FC que é a maior história do livro e de longe a mais marcante. A história começa com Sr. Hiram B. Otis, ministro norte-americano, e a sua família se mudando para a Mansão Canterville, casa essa que é supostamente assombrada pelo fantasma de sir Simon. O atual dono da propriedade tenta alertar a família sobre o fantasma. Mas eles permanecem irredutíveis, e seguem de mudança para a propriedade, chegando lá, eles já encontram diversas coisas anormais. No entanto, todos eles são realmente céticos, e os problemas que eles supostamente tem com o fantasma, podem ser facilmente resolvidos com produtos industrializados (ironizando o consumismo). E quando finalmente eles encontram o fantasma, agem como se fosse a coisa mais normal do mundo ter um visitante de outro plano astral na casa!

Esse conto é descaradamente um sátira as histórias assutadoras, onde geralmente quem causam terror, são seres sobrenaturais. E aqui, quem causa medo, são as pessoas. Mas é importante ressaltar, que sir Simon, não é nenhum Gasparzinho. Ao decorrer do livro, ele vai contando as suas façanhas, das quais, muitas pessoas não escaparam ilesas. Apesar disso, sir Simon é um personagem bem carismático, ele adora se fantasiar para espalhar medo por aí. Além de ser bastante sentimentalista e dramático, o personagem beira a algo teatral.

A edição desse livro está lindíssima, e eu comprei em grande parte por causa disso. Essa história é muito antiga, tendo em vista que o autor é Oscar Wilde. E tradução ainda assim consegue ser muito boa e de fácil entendimento. Eu encontrei um errinho ou outro de ortografia, mas não é nada que atrapalhe a leitura, são coisinhas bem minimalistas. E uma coisa que eu senti falta nesse conto, foi a falta de diálogos, mas é algo pessoal meu, eu gosto bastante de diálogos. Voltando ao conto do FC, para encerrar, ele terminou de uma maneira muito diferente do que eu estava estava esperando, mas confesso que ainda assim foi bonito e satisfatório.

E agora falando um pouquinho e rapidamente do outro conto O Príncipe Feliz, gente eu gostei tanto dessa história, ela é tão verdadeira e cruel. E o título quase chega a ser uma ironia, pois de certa forma o príncipe feliz, de feliz não tem nada. Nesse conto vamos acompanhar o príncipe e uma andorinha (pássaro), e a interação dos dois. Acompanhamos o arrependimento do príncipe quanto a algumas questões, e a pequena e gentil andorinha o ajudando na sua jornada. Além disso a história faz críticas a desigualdade social e ao egoísmo humano. Mas o final é de partir o coração, apesar de ser um conto pequeninho, eu me apeguei e adorei a história.

O livro como um todo é legal, tem alguns contos melhores que outros, e para quem curte fábulas e leituras rápidas, essa obra é uma boa pedida, espero que vocês tenham gostado dessa mini resenha, beijos e até a próxima! (◕ᴗ◕)

“Quando uma menina dourada conseguir incitar
           
Os lábios de um pecador a orar,

Quando a amendoeira estéril frutos produzir,

E a pequena criança se puser a vagir

Então a casa se aquietará
      
E a paz a Canterville retornará”

Comentários

  1. Do autor eu só li O retrato de Dorian Gray e ate gosto da história. O fantasma de Canterville eu lembro de ter lido uma versão resumida num livro da escola. Mas essa edição está mesmo maravilhosa e gostaria de poder ler na íntegra um dia.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só conheço essa história do autor, mas vou dar uma conferida nessa que você mencionou. Eu espero que você curta a leitura!

      Excluir
  2. Oie!!!
    Aii, confesso que contos não são comigo. Quando eu começo a me animar com a história, eles acabam e eu fico frustrada, rs. Então, os evito.
    E acredita que não conhecia esse livro? Mas gostei da edição!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu entendo, as vezes quando as coisas finalmente ficam boas, elas terminam. E sim, a edição tá bem bonita, né?

      Excluir
  3. OI! Eu sempre tive vontade de ler esta obra, especialmente o conto do Fantasma. Pelo visto foi uma leitura que você apreciou, que legal!
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem?
    Nunca li nada do Oscar Wilde e acho que esse seria um excelente título para começar. Gosto de livros de contos! E adorei a ironia e a sátira, especialmente no primeiro conto. Essas críticas ao capitalismo e ao consumo desenfreado sempre me conquistam rs.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é recheado de críticas, acho que todos os contos tem pelo menos uma, mesmo que alguns deles sejam mais fabulescos! Quem sabe você lê e gosta, né?

      Excluir
  5. Olá,
    Eu li essa história tem tantos anos, na época da escola, que confesso nem lembro mais dela. Teria que reler para lembrar hehe. E a edição que eu li só tinha a história do fantasma mesmo. Achei essa capa linda.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que me encantou no livro foi a capa e o preço kkkk. É normal esquecer a história com o tempo. Quem sabe resolve ler novamento um dia desses, né?

      Excluir
  6. Oi
    eu já vi essa edição para comprar, mas acabei não dando muita atenção por não saber direito o que falava, que bom que gostou de ler essa história, pelo que comentou me interessei pela história, parece ser bons contos.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu namorei muito tempo essa edição antes de comprar, mas eu acabei gostando.

      Excluir
  7. Olha, você está deixando minha lista enorme kkkkkkkkk eu AMO contos e super curti a proposta, já vou procurar, quero ler!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso me deixa muito feliz, o seu bolso eu já não sei kkkk. Eu espero que você goste da leitura!

      Excluir
  8. Oi! Tudo bom?
    Ainda não li nada do Oscar, mas tá na lista de clássicos para ler antes dos 30 - e espero cumprir porque faltam 4 anos pra isso KKKKKKKKKK cada k um grito de desespero.
    Não conhecia essa obra específica, mas adorei!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, eu te entendo, quanto mais o tempo passa, mais a lista de leituras aumenta, antes de diminuir kkkk. Eu tô rindo, mas é de tristeza. Mas acredito que vai sobrar um tempinho para o autor nesses próximos 4 anos!

      Excluir
  9. Se eu já tinha vontade de conferir O Fantasma de Canterville, agora tenho mais ainda! Sua resenha me deixou bem lombrigada, viu? Vou providenciar!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  10. Oi, Laura!
    Não conhecia o livro e nem o autor, mas achei super legal!!
    Acho que também sentiria falta dos diálogos, mas por ser uma história curta acho que vale a pena :D


    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto de histórias com bastantes diálogos, o conto principal não tem muitos, mas os outros acabam compensando.

      Excluir
  11. Oie,
    Acho que já comentei que não sou fã de histórias que envolvem elementos sobrenaturais, maaaaas... esse livro de contos me chamou muitíssimo a atenção. Primeiro que eu amo contos, pois são histórias rapidinhas e sucintas, e depois, achei super bacana que esse livro traga críticas sociais e assuntos dignos de reflexão. Já coloquei o livro na minha lista de futuras leituras!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, você já comentou, eu que vivo trazendo fantasias para o blog. Mas que bom que apesar do gênero literário não fazer o seu tipo, a história acabou chamando a sua atenção, quem sabe você acaba gostando, né?

      Excluir
  12. Esse livro me lembrou bastante os outros que tem feito resenha, então imagino que seja um dos seus gêneros favoritos, não é? hahah
    Nunca li nada desse autor, apesar de ser conhecido. Me parece uma história bem interessante. Fiquei bastante curiosa sobre como serão esses outros contos!

    Blog Tagarelando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu gênero preferido é fantasia, então todos os seres sobrenaturais são bem vindos nessa farofa. Quem sabe você resolve ler, né?

      Excluir
  13. Eu acho que já li algo do Wilde mas não tenho certeza kkkkkkk
    Só sei que estou apaixonada nessa capa e anotei a dica para quando quiser me aventurar em contos
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é lindona mesmo, é sempre bom ter opções de leituras futuras!

      Excluir
  14. This seems so interesting! Wonderful Post! Have a great day!
    Rampdiary
    Beautyandfashionfreaks

    ResponderExcluir
  15. Oi, Laura. Como vai? Eu já li alguns livros de Oscar Wilde e gostei. Este aí eu não li, contudo por ser de contos já despertou meu interesse por lê-lo. Que bom que gostou de o ler. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei bastante da leitura, quem sabe é mais um livro do autor para você se aventurar, né?

      Excluir
  16. Eu amei a edição desse livro, gostaria de tê-lo em minha coleção mas, estou revendo os livros que ficaram aqui já que me desfiz da maioria e pretendo continuar e doar alguns que ficaram.
    Acho que me arriscaria novamente em algum conto, mas daqui há algum tempo.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos fica de dica para o futuro, né? É bom fazer uma limpa na estante às vezes!

      Excluir
  17. Adorei a resenha amiga
    confesso que tenho um pouco de medo com coisas sobrenaturais hahaha
    mas ta aí um livro legal para adicionar na lista =)

    www.mundodasmulheresbrasil.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro não é muito assustador não, é voltado mais para a comédia. Mas leia o que te deixa confortável :)

      Excluir
  18. De Oscar Wild conheço alguns trechos mas nunca cheguei a realmente ler alguma obra dele. Nem sabia que havia outras histórias amém de O Retrato de Dorian Gray até um tempo atrás (a desatualizada aqui kk). Essa capa está um arraso e se tiver oportunidade, com certeza quero conferir.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que muita gente conhece o Retrato de Dorian Gray, só eu que não kkkk. Também tô no grupinho das desatualizadas!

      Excluir
  19. Eu adoro livro de contos e adorei conhecer este livro através do seu blog, já vou colocar na minha listinha. Ótimo post ♥

    Beijos
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada e quando você ler o livro me conta se gostou, beijo!

      Excluir
  20. Amei a resenha. Eu adoro livros de contos para desestressar, já vou ler pois nunca li nada do autor.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá, obrigada por ter lido até aqui. Os comentários de vocês são sempre bem vindos e importantes. Caso vocês tenham blogs, deixem o link e irei retribuir a visita em breve! 😁🌼

Observação: Comentários não gentis e sem sentido não serão respondidos!

Seguidores

POSTAGENS MAIS VISITADAS