“RESENHA #18: O CEIFADOR - NEAL SHUSTERMAN”

    • Páginas: 448
    • Editora: Seguinte
    • Autor (a): Neal Shusterman
    • Tradução: Guilherme Miranda
    • Nota:
   

Sinopse: A humanidade venceu todas as barreiras: fome, doenças, guerras, miséria. Até mesmo a morte. Agora os ceifadores são os únicos que podem pôr fim a uma vida, impedindo que o crescimento populacional vá além do limite e a Terra deixe de comportar a população por toda a eternidade. Citra e Rowan são adolescentes escolhidos como aprendizes de ceifador - um papel que nenhum dos dois quer desempenhar. Para receberem o anel e o manto da Ceifa, os adolescentes precisam dominar a "arte" da coleta, ou seja, precisam aprender a matar. Porém, se falharem em sua missão ou se a cumplicidade no treinamento se tornar algo mais, podem colocar a própria vida em risco.

Bom, hoje eu vou falar um pouco do que eu achei do livro "O Ceifador" é o primeiro volume da trilogia scythe. Eu peguei a indicação do livro no blog Prefácio, e gostei bastante da história, uma das coisas legais de interagir com outros blogs é isso, pegar e dar dicas, sugerir indicações, compartilhar opiniões, e além de tudo, se divertir. Falando do livro em si, eu achei a premissa inicial muito interessante, e acabei dando uma oportunidade e me sinto muito feliz por isso.

Como a própria sinopse já diz, a humanidade alcançou o inalcançável, e a morte natural já não existe mais, e por isso são necessários os ceifadores, esses indivíduos tem dez mandamentos específicos a serem seguidos, e um deles diz que os ceifadores precisam manter um diário que é aberto a quem queira ler. Essa proposta é muito inteligente, pois todo capítulo começa com a página do diário de algum ceifador, e com isso conseguimos compreender um pouco do que essas pessoas pensam, quais princípios elas seguem e principalmente que entre a Ceifa, existem ceifadores com pensamentos extremamente divergentes. E isso obviamente culminaria em problemas.

A humanidade na história é comandada por dois grandes poderes, Nimbo-Cúmulo, uma inteligência artificial que ganhou consciência e não está suscetível a erros e a Ceifa, uma organização gerenciada por humanos, com a enorme responsabilidade de coletar outros seres humanos. Seria engraçado se não fosse trágico que o "homem" ficou responsável por uma única coisa e ainda assim conseguiu a corromper. Esse livro nos deixa aberto há muitos conflitos internos e momentos de reflexões, e na minha opinião essa é grande sacada da história, o livro é uma crítica, claramente. E uma frase que eu acho que se encaixa perfeitamente com esse livro é: 

"Que no fim, os monstros são sempre as pessoas"

Falando um pouco do enredo, ele é muito movimentado, do início ao fim. É uma história frenética, o que deixa o leitor instigado a continuar lendo até o livro terminar, e ao mesmo tempo que é muito agitado também é introdutório, e isso deixa as coisas mais contextualizadas. Em um dado momento a história me deixou com mais perguntas do que respostas, mas com o decorrer da trama as coisas vão sendo explicadas, talvez explicadas até demais, às vezes um mistério faz bem. Mas de qualquer forma é um livro muito bem escrito e desenvolvido, a leitura é fluida e suave. A narração é feita na terceira pessoa, sendo alternada a maior parte da história entre o ponto de vista de Citra e Rowan, os dois protagonistas.

Falando um pouco dos personagens, Citra e Rowan tem personalidades muito diferentes, mais ainda assim os dois são muito cativantes, talvez por conta da personalidade e da situação que o mesmo se encontrava, eu achei o desenvolvimento do Rowan mais profundo, em relação aos sentimentos. E já o de Citra, um pouco mais raso, nesse sentido, mas ela compensa isso com grandes façanhas ao longo da história. Devo admitir que acabei simpatizando mais com Rowan, mas Citra tem o seu próprio brilho, e os dois são personagens excelentes. 

CUIDADO: ALERTA DE SPOILERS, DAQUI PARA FRENTE É POR SUA CONTA E RISCO

Toda história desse estilo precisa de um antagonista, e o dessa é ótimo, por sinal, com sua prepotência e arrogância o Ceifador Goddard e a sua "pequena" síndrome de Deus, me fez sentir nojo do personagem, então na minha opinião ele cumpre bem o seu papel de vilão. Vou mencionar só esses três personagens, mas tem vários outros que são tão bem construídos quanto esses e também tem o seu devido destaque ao longo da trama.

Mas tiveram apenas duas coisas que eu não gostei nesse livro e vou fazer as minhas ressalvas. A primeira delas é romance entre Citra e Rowan, eu acho que a história não precisava desse tipo de relação entre os dois, poderia ter sido desenvolvido um outro tipo de relação entre eles e ainda assim manter a cumplicidade. O romance não me convenceu, me pareceu aqueles romances de escola, que às vezes não fazem sentido e ainda achei um pouco forçado, mas não é nada que atrapalhe a história em si. 

E a outra coisa é que o autor tem o artifício de poder matar algum personagem e o reviver a qualquer momento, então eu senti que ele exagerou no uso, já que geralmente em outras historias, a morte sempre traz peso, sofrimento e uma dose de dramaticidade, mas isso é mais um problema meu do que da história em si, eu não gosto muito dessa coisa de reviver personagens, se matou o personagem, deixe o mesmo morto, porque eu particularmente acho que perde todo o peso da ação de matar. No entanto o autor tem essa possibilidade em mãos e tem que fazer bom uso dela, como eu disse, é mais uma coisa que eu não gosto do que um "problema" em si.

Chegamos ao final da resenha e eu acho que foi uma leitura extraordinária, me proporcionou muitos sentimentos, bons e ruins, eu amei a história. Eu não tenho o hábito de ler ficção científica, e ainda assim me encantei, então eu acho muito válido dar uma oportunidade para história, caso algum de vocês sinta interessante. O autor construiu um universo único e simplesmente maravilhoso, mas chega de rasgação de seda. Espero que vocês tenham gostado da resenha, beijos e até a próxima! (◕ᴗ◕)

Comentários

  1. Oie!
    Acho que uma das coisas que mais gosto em ter um blog é isso, poder dar dicas literárias e recebê-las também :D
    Já peguei a indicação de O Ceifador em outros blogs e sigo morrendo de vontade de iniciar essa leitura! Sei que tem mais de um volume, o que me desanima um pouco, mas a trama é tão original que não vou desistir de conferi-la :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho muito divertido interagir com outros blogs e pessoas, é uma trilogia, esse primeiro eu li muito rápido, pisquei o olho e já terminou, quem sabe essas informações te animem a ler o livro também. Beijocas!

      Excluir
  2. Oiieee

    Eu preciso urgente reler esse livro, quero conferir os próximos da trilogia, mas li esse há tanto tempo que lmebro bem pouco. Eu tb quando li não curti muito a idéia de um romance entre a Citra e o Rowan, com tanta coisa abordada, ficou desnecessário mesmo, mas vamos ver no próximo se o Shusterman desenvolve isso melhor.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu espero que seja melhor desenvolvido e essa romance seja um pouco mais aprofundado, menina, releia, aposto que vai continuar gostando e de quebra ainda vai relembrar as coisas. Beijocas!

      Excluir
  3. Oi! Tudo bom?
    Apesar de não ter curtido tanto a narrativa do autor em outra série, acabei me interessando muito por essa com todos os comentários a respeito dela. A Eduarda lá do blog AMA!
    Eu pulei a parte dos spoilers da resenha pra guardar surpresa, quanto menos souber sobre a história melhor pra experiência. Mas adorei as considerações!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que isso acontece muito, de um determinado livro de um autor, conversar mais com a gente do que outro. Mas acho que vale a pena você dar uma oportunidade para essa história, é maravilhosa. Mas com surpresas é mais divertido, você está certa. Beijocas!

      Excluir
  4. Oieee! Puxa, todo mundo fala super bem desse livro! Eu acho a premissa ótima, um universo bem peculiar! Como já li outros do autor e gostei, quero conferir esse também!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você tiver uma oportunidade leia sim, é o primeiro do autor que eu leio e gostei, e sim, é tanta gente falando bem que ele fica irresistível!

      Excluir
  5. Oie, amei a resenha. Eu sempre fiquei curiosa com esses livros por causa das capas e agora lendo a resenha quero ler. É bem legal misturar essas ideias futurísticas para criar um bom enredo.
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gostar, volta aqui e me conta, o livro é bem moderno e único, e a capa é meio misteriosa, então acaba chamando a atenção.

      Excluir
  6. Olá,
    Que legal que leu o livro e gostou. Eu quando vou comentar nos blogs já fico com meu bloquinho aberto para anotar as dicas hehe. Esse problema dos romances é recorrente nos livros do gênero, tem gêneros que não cabe romance, mas eu como boa romântica que sou sempre espero que tenha hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou aderir a essa seu hábito de pegar um bloquinho, porque às vezes eu acabo esquecendo de anotar, quando leio muitas resenhas. Um romancezinho bem feito, deixa todo mundo com um sorriso bobo no rosto!!!

      Excluir
  7. Eu adorei a forma como você escreve, o layout do blog me encanta muito também. Estou conhecendo a página agora e me identifiquei muito com você, também estou na plataforma do blog para compartilhar opinião e informações para formar conhecimentos de forma coletiva, afinal, fala-se muito pouco sobre livros nos ambientes não acadêmicos como espaços voltados especificamente para as universidades. Espero compartilhar muito sobre livros com você e adorei o texto!!

    Abraços!
    Wall's Books
    https://wallsbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, seja bem vindo! Falando em layouts após mexer em uma coisinha aqui e outra ali, o blog ficou do jeitinho que eu queria, principalmente às cores, eu amo a cor amarelo. E vamos compartilhar sobre livros, é claro!

      Excluir
  8. Nossa, esse livro é muito bom! O final do segundo então.. nem se fala! Esse é um dos meus favoritos da vida!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, mais uma pessoa para o clubinho dos fãs de scythe kkk, eu pretendo ler o segundo em breve e espero que seja tão bom quanto o primeiro. Beijocas!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, obrigada por ter lido até aqui. Os comentários de vocês são sempre bem vindos e importantes. Caso vocês tenham blogs, deixem o link e irei retribuir a visita em breve! 😁🌼

Observação: Comentários não gentis e sem sentido não serão respondidos!

Seguidores

POSTAGENS MAIS VISITADAS