“RESENHA #29: ANJO MECÂNICO ( AS PEÇAS INFERNAIS, VOLUME 1) - CASSANDRA CLARE”
• Páginas: 392
• Editora: Galera
• Autor (a): Cassandra Clare
• Nota: 

Sinopse: Através de Tessa Gray, uma jovem órfã de 16 anos, somos apresentados aos Caçadores das Sombras da Inglaterra vitoriana. Como seus representantes do século XXI, eles também combatem os elementos rebeldes do submundo, vampiros e lobisomens. E são eles que vão ajudar Tessa quando esta, ao sair de Nova York em busca do irmão, seu único parente vivo, é raptada pelas irmãs Black. Mas Tessa não é uma senhorinha indefesa. Dona do estranho poder de se transformar em qualquer um apenas tocando em algum pertence dessa pessoa, é um objeto valioso para o submundo. Ao lado do temperamental e misterioso Will e de seu melhor amigo James, cuja frágil beleza esconde um terrível segredo, Tessa vai aprender a usar seu poder e ganhar um lugar ao lado deles na batalha entre as trevas e a luz.
"Anjo Mecânico" é o primeiro volume da trilogia "As Peças Infernais", onde vamos acompanhar a jornada de Theresa Gray. Uma jovem com habilidades muito especiais, mesmo para o mundo dos caçadores da sombras, onde estão acostumados a ver de tudo e mais um pouco. Envolvida em uma teia de mentiras e intrigas, Tessa faz o que pode para sobreviver. Eu confesso que não estava muito animada em ler esse livro, pois depois dos seis volumes da série "Os Instrumentos Mortais", eu pensei que esse universo dos caçadores das sombras já estivesse saturado para mim. Mas resolvi dar uma oportunidade, e acabei me surpreendendo!
Começamos a história com Tessa indo de Nova York para Londres, ao encontro de seu irmão, após a sua Tia Harriet ter falecido. A nossa protagonista é órfã, então o único parente vivo que lhe resta é seu irmão, Nathaniel. Que mandou uma passagem para Tessa, com destino a Inglaterra, dizendo para que fosse morar com ele. E quando chega na chuvosa e nublada Londres, o que Tessa encontra é muito diferente dos abraços abertos do irmão lhe esperando no porto, como ela imaginava. E a partir daí Theresa Gray, acaba envolvida com criaturas e situações, que nem em seus piores pesadelos teria imaginado. O livro se passa no século XIX, eu adorei isso, pois cenários de época despertam muito mais o meu interesse do que os contemporâneos.
O livro começa muito misterioso e suspeito, e segue assim em grande parte da história, pois uma coisa que eu acabei compreendendo ao longo das páginas é que todos os personagens são cheios de segredos, e isso garante ao leitor boas surpresas. A escrita de Cassandra Clare, é impecável, mesmo depois de anos sem ler nada da autora, eu ainda me impressiono com seu trabalho. O livro todo é mundo bem desenvolvido e escrito. O enredo da história também é muito coeso, a escritora não deixa nada sem explicação, ou mal resolvido. É claro que nem tudo é resolvido de fato nesse livro, mas os mistérios que a autora se propõe a resolver, são bem esclarecidos.
A história também é repleta de referências literárias, tanto é que cada capítulo começa com frases de algum livro. Mas esses trechos são referentes a livros que condizem com a época onde o livro (Anjo Mecânico) se passa. Uma outra coisa que me agradou é que a obra tem tecnologia de mais alto nível presente na história, e a mistura de magia com ciência é bem interessante, o que a autora construiu aqui é brilhante. Além disso, nessa história também temos personagens que estão presentes em livros que se passam no século XXI, desse mesmo universo dos caçadores das sombras. Como o universo literário tem seres imortais que é o caso de vampiros e feiticeiros, por exemplo, faz todo o sentido isso acontecer. E eu amei, principalmente por Magnus Bane estar presente na história, o meu personagem preferido de todo o mundo dos caçadores das sombras.
No entanto eu tive os meus desafetos, começando pelo excesso de descrições presentes no livro. Eu perdi o foco várias vezes durante a leitura. E principalmente em cenas de ação, às vezes os personagens se encontravam em situações de vida ou morte, e de repente parece conveniente apreciar a arquitetura dos local (Na minha cabeça: Não é possível que isso está acontecendo). Mas é válido dizer que o livro é narrado em terceira pessoa. Uma outra coisa é que me incomodou no livro é a inocência de Tessa, não faz sentido, depois de tudo o que a protagonista passou. Às vezes eu me perguntei se a autora quis que ela parecesse burra.
Falando um pouco dos personagens, Tessa, a protagonista não me cativou, inclusive ela me irritou de uma maneira, que olha, haja paciência. Tudo o que a personagem conhece do mundo é baseado nos livros que ela lê, então várias vezes Theresa acaba idealizando algumas situações. Além de ter ficado em posição de um moça indefesa e impotente a maior parte da história, mas ela tem o seu momento de brilhar sim. Mas quando isso acontece, muita água já passou debaixo da ponte. E eu terminei o livro com a sensação de que não conhecia Tessa, principalmente a sua personalidade. (Ela é uma adolescente então certas atitudes são compreensíveis, por isso eu espero gostar mais dela e do seu desenvolvimento nos próximos volumes)
Além dela temos mais alguns outros personagens, mas vou falar de outros dois em específico, Will e James. Os dois são como água e vinho, completamente diferentes. Will, é um rapaz muito inteligente, belíssimo e um exímio caçador das sombras. Mas ele faz questão de ser desagradável o livro inteiro. E James, é um jovem que guarda muitos segredos, além de ser gentil, educado e amável. O mesmo é um bom personagem, apesar de que eu achei ele meio sem sal. E já que estamos aqui, o livro tem um triângulo amoroso, não é foco dá história, mas está ali, presente. Mas isso foi outra coisa que me irritou, então não vou me estender.
Eu tive algumas ressalvas ao decorrer da obra, mas de maneira geral a história me agradou. Eu super recomendo esse livro para quem quer conhecer o universo dos caçadores das sombras, e também para quem já conhece. É uma história cativante e gostosa de ser lida, e encerro por aqui. Espero que vocês tenham gostado da resenha, beijos e até a próxima! (◕ᴗ◕)
Oi.
ResponderExcluirAmei saber que é o primeiro livro de uma trilogia e te agradou a história, eu curto muito ler livros que sei que terei próximas leituras para continuar a história.
Vou esperar as próximas resenhas da continuação para saber se vai entrar para minha lista.
beijos.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
É uma trilogia, e os livros não são tão grandes, e sim, vou postando as resenhas aqui conforme eu for lendo, quem sabe te interessa, né?
ExcluirOlha, apesar das ressalvas, sabe que eu curti? É um dos gêneros que curto ler. Vou dar uma chance!
ResponderExcluirBeijo.
Cores do Vício
É difícil a gente não ter uma ressalva ou outra, né? Mas a história é boa!
ExcluirResenha incrível
ResponderExcluirparece ser um livro bem intenso, eu gosto de novas aventuras, mas confesso que tenho um pouquinho de medo rsrsrs
www.mundodasmulheresbrasil.com
Ei, quem sabe você acabe gostando, né? É sempre válido dar uma oportunidade!
ExcluirOi, Laura!
ResponderExcluirEu nunca tive muito interesse em ler as séries da Cassandra Clare, porque além de muito longas eu também acho meio repetitivas.
Tenho certeza de que iria me irritar com essa protagonista também kk, existem limites para tanta inocência e bondade! Que bom que gostou, apesar das ressalvas :D
Estante Bibliográfica
Ah, eu entendo. Tem muita gente que não curte esse universo literário que ela criou, mas é uma boa história. E a protagonista irritou muito, mas eu ainda tenho fé nela!
ExcluirJá ouvi dizer que essa trilogia é ainda melhor que a série principal, Os Instrumentos Mortais, e tenho muita vontade de ler por causa disso! Vou colocar pra meta do ano que vem rs.
ResponderExcluirBlog Tagarelando Livros
Eu acho que você pode acabar se surpreendendo, e realmente é superior a série principal da autora!
ExcluirOlá,
ResponderExcluirEu li os três primeiros livros da série Instrumentos Mortais e então li esse. E que surpresa. Nem parecia ter sido escrito pela mesma autora de tão anos luz que essa trilogia é melhor que a outra série. E é o único triangulo amoroso que eu gosto hehe. Espero que goste mais dos outros livros porque eu amo a trilogia hehe.
Prefácio
Então, só de ler esse livro eu já achei ele muito superior a série "os instrumentos mortais" e eu imagino que os outros livros vão seguir a mesma linha. Ai, menina, triângulo amoroso é uma coisa que eu não consigo gostar! Kkk
ExcluirAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA eu amo tanto essa trilogia.
ResponderExcluirShadowhunters vitorianos TUDO PRA MIM contemporâneos o que tenho a ver
Beijos
Balaio de Babados
Tem muita gente que gosta mesmo, eu estou bem animada com os próximos volumes!
ExcluirOi, Laura. Como vai? Tenho curiosidade em ler esta trilogia, pois parece-me ser muito boa. Que bom que curtiu. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Eu recomendo, esse primeiro pelo menos, é um bom livro!
ExcluirOie,
ResponderExcluirLi essa série toda fora de ordem e ficou faltando essa trilogia para finalizar.
Só vejo elogios sobre ela.
Bjs e uma boa semana!
Diário dos Livros
Conheça o Instagram
Ah, quando sobrar um tempinho, dê um oportunidade, quem sabe você acaba gostando dessa também!
ExcluirAmo quando os autores conseguem deixar a história bem escrita e sem perguntas em aberto, principalmente quando se trata de um livro como esse, que você diz ser cheio de mistérios. Mas, confesso que descrições muito detalhadas também não me agradam, até porquê, minha imaginação só usa 30% do que o autor descreve, de resto, ela vai criando tudo sozinha enquanto eu leio, haha.
ResponderExcluirComo sempre a sua resenha ficou super completinha *-*
Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
Tem mais dois livros, mas a autora concluiu esse muito bem. E é muito difícil acompanhar muitas descrições mesmo, eu acaba esquecendo a maior parte. E que bom que você gostou da resenha!
ExcluirPuxa, eu tinha muita vontade de conhecer a escrita da Cassandra, mas depois meio que desanimei pela quantidade de livros, confesso rsrsrsrs Mas vu tentar me animar de novo!
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Essa trilogia tem só três livros e pode ser lida independente das outras, às vezes esses fatos de animem!
ExcluirEsse foi o meu primeiro contato com a escrita dela. Não sei darei continuidade a série. Vou terminar essa trilogia, pois gostei bastante desse livro <3
ResponderExcluirSai da Minha Lente
Essa série parece ser bem melhor que a série os instrumentos mortais. E o livro é bem bom mesmo, espero que o resto da trilogia também.
ExcluirEu nem sei do que mais gosto dessa obra kkkk. Eu amei o will e jem. Por mais que a tessa seja a protagonista, eu acabei gostando mais dos meninos do que dela, mas ela se mostra uma excelente protagonista na trilogia. Entendo perfeitamente suas ressalvas. Eu adoro esse universo, portanto praticamente tudo me agrada.
ResponderExcluirAbraço
Imersão Literária
Eu também nesse primeiro livro acabei gostando mais dos rapazes do que da Tessa, eu achei que eles tiveram mais personalidade. E eu fico feliz que você entenda minhas ressalvas. E algumas delas eu sei que tem uma explicação ou podem ser facilmente resolvidas.
ExcluirEu sempre ouvi falar dessa trilogia, que eram só elogios e tal. Mas nunca me animei de ler. Acho que agora sei o motivo, pois passaria raiva pelos mesmos motivos. Vamos torcer para que a protagonista vá crescendo ao longo dos livros, por enquanto, vamos relevar já que ela é adolescente... rs E menina, pensei o mesmo que você, a pessoa está lá entre a vida e a morte e para um minuto para aprecias a arquitetura do local?! Ri litros aqui! kkkk
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob
Oi
ResponderExcluiro pessoal comenta bem dessa trilogia, algum dia eu ire ler, a escrita da autora é boa, pena que não gostou da protagonista dessa história.
http://momentocrivelli.blogspot.com/