“RESENHA #28: PORÉM BRUXA - CAROL CHIOVATTO”

    • Páginas: 256
    • Editora: Avec
    • Autor (a): Carol Chiovatto
    • Nota:

Sinopse: Ísis Rossetti é uma bruxa. Seu trabalho é monitorar crimes envolvendo forças sobrenaturais na cidade de São Paulo. Apenas esses. As regras são claras: se não houver magia envolvida, ela não pode intervir. Mas em meio ao caos sufocante da cidade, a vida dos comuns está constantemente em perigo. Não há como não ajudar. Tudo se complica quando, em meio a duas investigações extra oficiais, Ísis recebe uma missão de uma divindade. Ela precisa então reviver questões pessoais que preferiria manter enterradas no passado, guardadas a sete chaves por seus amigos, enquanto tenta lidar com os vigilantes olhos do Corregedor.

Ei, pessoal. Hoje eu estou a empolgação em forma de gente, e vim falar de "Porém Bruxa". O livro conta a história de Ísis Rosseti, uma bruxa que presta trabalhos para a "polícia". Uma consultora, mais precisamente, para casos que envolvem assuntos sobrenaturais (a maioria das vezes). Ísis é basicamente uma versão mística de Sherlock Holmes. No início do livro eu já fiquei meio sem rumo, pois a nossa bruxinha já pega três casos de uma vez. E eu se quer tinha "conhecido" a própria Ísis, mas isso se resolve em poucas páginas. E logo a autora vai ambientando a história, que se passa em São Paulo, então muitos leitores podem se identificar com os lugares mencionados no livro e sentirem quase dentro da história. Porém Bruxa é uma fantasia urbana com um misto de romance policial, e um livro maravilhoso!

Eu sou muito fã de seriados policiais, principalmente àqueles do tipo que envolvem investigação policial, (como elementar, mentalista, castle e por aí vai) então esse livro caiu como uma luva para mim. Pois é exatamente isso o que encontramos nesse livro, casos que Ísis precisa resolver. E a autora vai dando pistas aos poucos, então o leitor pode interagir e tentar resolver os mistérios presentes na história, junto com a protagonista. Inicialmente eu achei tudo meio solto e desconexo, mas no fim da história eu fiquei encantada em como Carol Chiovatto não deu um ponto sem nó. A autora entrelaçou todas as pontas soltas ao longo do livro, amarrou tudo e deu um nó perfeito, isso tudo, sem deixar a história previsível.

Esse livro não é só uma fantasia, a história está repleta de temas importantes, e que precisam ser falados, além de ser uma bela de uma crítica. O livro retrata intolerância religiosa, racismo, violência doméstica, abuso de poder, preconceito entre outras diversas coisas. E mostra uma versão cruel das pessoas, no entanto não é um livro terrível, sobre todas as deformidades do mundo, apesar delas estarem presentes na história. Eu acho que muito além disso, a obra nos mostra que apesar de coisas ruins, o mundo não é só isso. E que existem pessoas boas, que existe amor, amizade e pessoas que tentam fazer o certo por aí. 

E o que falar dos personagens, são todos simplesmente maravilhosos, sem forçar a barra. A história não é recheada de personagens, mas todos os que estão presentes, Ísis, Victor, Murillo, Dulce, Helena, Fernanda e mais alguns outros. São importantes, eles passam àquela sensação de cumplicidade, e também não estão ali simplesmente jogados, todos tem um papel a ser desempenhando na história e o cumprem muito bem. Além disso o livro tem muita representatividade, coisa que atualmente não tem tanta presença nos livros, mas deveria. O livro também pode ativar certos gatilhos, estou avisando só para manter os possíveis leitores informados!

O universo mágico também é diferente do que estamos habituados, no quesito bruxa. Aqui elas não usam latim, os poderes são representados e explicados de uma outra forma. Além de várias culturas estarem presentes na história e diferentes tipos de crenças também. E o mais engraçado é que a autora conseguiu acrescentar várias coisas incomuns na obra, sem tudo virar uma grande bagunça. E apesar de ser uma bruxa, e uma personagem maravilhosa, Ísis passa por diversos problemas cotidianos, como qualquer pessoa normal, e isso trás uma coisa mais realista para a história, afinal, quem nunca teve problemas com o trânsito?

“Toquei a maçaneta e murmurei o feitiço para destrancá-la. Não, não é Alohomora. Bruxas não usam arremedo de latim nos seus encantos.”

A história também apresenta uma pitadinha de romance, que foi bem agradável, mas nada muito presente, pois esse não é o foco do livro. Resumindo, eu gostei bastante, achei que a autora conseguiu construir personagens e o universo literário com bastante coesão. A história é fluida e gostosa de ser lida, narrada em primeira pessoa, e é isso, sem muitos spoilers, fica a dica. Eu li pelo Kindle unlimited, então caso vocês tenham interesse, ele está disponível, e para quem não tiver, vou deixar o link do ebook aqui embaixo. Espero que vocês tenham gostado da resenha, beijos e até a próxima! (◕ᴗ◕)

Comentários

  1. Oi! Eu vi esse livro na Amazon estes dias e fiquei curiosa sobre a trama e sua resenha mostrou que ele tem tudo para me agradar. Eu adoro esta vibe de investigação policial. Vou ler!
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, eu fiquei de olho nesse livro um tempão antes de realmente ler, eu espero que você goste do livro, caso venha a ler!

      Excluir
  2. Ahahaha Amei já esse livro só pelo quote! Eu achei bem curioso uma bruxa ajudando a polícia em investigações. E o mais legal é que o livro toca em assuntos tão fortes, mas parece ter sido de maneira tão leve, que a leitura permaneceu fluida, o que confere bastante ponto para a obra, especialmente sendo nacional. Já ganhou meu coração.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é realmente essa pegada, toca em assuntos sérios, mas de forma mais branda. E sim, eu estou descobrindo autoras brasileiras muito boas!

      Excluir
  3. Meu deus, acabou me lembrando de Lúcifer (a série) hahaha. Adorei o quote e a premissa também, parece uma leitura super interessante.

    Blog Tagarelando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ela também investiga as coisas que nem a Chloe, mas acho que ela tá mais para Lúcifer!

      Excluir
  4. Oi
    nem conhecia a obra. achei a temática interessante, eu gosto de histórias com investigação, esses dias estava na vibe assistindo e lendo coisas do estilo, que bom que a autora conseguiu fechar todas as pontas da história e que gostou.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, então você pode acabar curtindo esse livro, e ele ainda tem um pouquinho de comédia, que deixa mais leve a história.

      Excluir
  5. Como assim, estou até hoje sem saber desse livro! eu amo um bom policial, misturado com sobrenatural melhor ainda! Acho até que daria uma boa série de TV! Quero ler!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, realmente daria, mas eu acho que é um livro só, não sei se autora vai trazer mais da Ísis :(

      Excluir
  6. Menina, preciso conferir esse livro. Adoro também investigação policial, e achei bem interessante ser ambientada em SP e trazer um pouco de bruxa também!

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, se você conferir o livro, depois me conta se você gostou da leitura!

      Excluir
  7. Oie, tudo bem?
    Ainda não conhecia, achei bem interessante, valeu pela dica!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  8. Adorei a ambientação e a maneira diferente do trabalho da personagem. Essa com certeza seria uma leitura que adiciono na minha lista de desejados. Também curto quando tem romance, embora eu nem note tanto isso quando outros aspectos da leitura me chamam atenção. Também achei a capa simples, porém bonita. O livro tem tudo para me conquistar, desde os personagens ao enredo.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, que bom que tantos aspectos do livro te chamaram a atenção, eu basicamente panfletei o livro aqui, porque eu gostei muito da história!

      Excluir
  9. Oi! Tudo bom?
    Eu tenho muita curiosidade de ler, mas ainda não consegui encaixar numa TBR - essa coisa de ter personagens carismáticos me anima demaaaaais, nada como uma boa história com personagens ótimos de acompanhar!
    Vai ficar pro ano que vem, mas vou ler sim.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo essa coisa de encaixar livros na tbr é realmente complicado, são tantos livros, mesmo que fique para os próximos, o que vale é a intenção! E os personagens são maravilhosos, é muito fácil gostar deles!

      Excluir
  10. Opa que já estou pegando no unlimited AGORA! Sinto muita falta de fantasia urbana nacional e essa parece ser uma ótima pedida.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu quis dar um chance Justamente por ser nacional e valeu muito a pena! Então quem sabe você curta também, né?

      Excluir
  11. Olá,
    Eu não conhecia esse livro ainda mas já fiquei interessada. Achei a premissa bem diferente e gosto de todas essas séries que você citou. Vou anotar aqui para ler futuramente.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeeee, eu adoro quando eu encontro pessoas que assistem os mesmos seriados que eu!!! O livro é todo bem diferente.

      Excluir
  12. Oie!

    Também li esse livro esse ano e me surpreendi muuuito positivamente. Adorei a escrita fluida da Carol e fiquei muito feliz em ver todos os questionamentos que ela trouxe e você mencionou. Um personagem mais incrível do que o outro, né? <3

    Beijos, Fantasma Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi a resenha lá no seu blog, e vi que você gostou do livro também. E sim, a escrita da autora é cativante e os personagens são uns amores!

      Excluir
  13. Oi, Laura. Como vai? Livro interessante! Gostei da premissa dele. Que bom que o livro lhe agradou, pois parece-me uma obra incrível. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, sim, é uma obra incrível, pelo menos eu achei, gostei muito dessa leitura!

      Excluir
  14. Oi, tudo bem?
    Nossa esse livro parece ser eletrizante. Eu particularmente não conhecia, mas achei tão interessante que vou procurar ler depois. Ótima resenha.
    Abraços.
    AVA
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, obrigada, que bom que você curtiu a resenha. O livro tem uns momentos mais calmos, mas de maneira geral ele é bem movimentado sim!

      Excluir
  15. Oi, Laura!
    Não leio muitos livros sobre bruxas, mas achei a ideia da autora bem original haha.
    Bom saber que a autora soube construir a narrativa! Vou salvar a dica :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, as vezes a gente acaba se interessando por um livro, mesmo não fazendo tanto o nosso gênero literário, quem sabe você gosta, né?

      Excluir
  16. Oi
    Pela resenha parece ser uma leitura gostosinha de se ler, faz tempo que não leio nada que envolva bruxas.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mesmo envolvendo temas sérios, é uma leitura bem agradável!

      Excluir
  17. Gostei bastante da premissa do livro e comprei a versão digital, agora só preciso dar um jeitinho de ler logo hahahaha

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom! Eu espero que você goste da leitura, né? É bom quando a gente faz um bom investimento kkk!

      Excluir
  18. Amei a resenha. Eu estava doida para ler o livro mais estava sem o K Unlimited, agora que vi a resenha já vou pegar para ler.
    Adorei ser uma história de fantasia e ser nacional.
    Beijos
    www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, me chamou bastante atenção justamente por ser nacional. Eu espero que você goste da leitura, agora que você tem oportunidade de ler!

      Excluir
  19. Ainda não conhecia esse livro, e como também sou fã de romances policiais e livros de suspense (amo a série Mentalist ♥), eu achei a premissa bem interessante. E é ainda mais legal que a ambientação seja em um lugar conhecido, como SP, e que o livro traga boas reflexões. Sem contar que eu sempre me sinto satisfeita com livros bem escritos e nós perfeitamente amarrados, se tem algo que odeio é finais em aberto, haha.
    Sabia que muitos detetives atualmente levam em conta opiniões e informações de pessoas que tem dons sobrenaturais? Não é aceito em tribunal, mas eu já li e assisti vários casos policiais que foram resolvidos com a ajuda dessas pessoas.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse livro é repleto de coisas boas, por isso eu panfletei a obra que é uma beleza. Eu concordo com você, e compartilho da mesma opinião sobre finais abertos. Eu não sabia dessa informação sobre detetives levarem consideração as opiniões e informações de pessoas com dons sobrenaturais. Mas eu adorei saber disso e tô me sentindo bem informada!

      Excluir
  20. Que delicia de livro! confesso que nunca tinha ouvido falar
    sou mais fã de romance e comédia, mas esse tem uma história incrível

    www.mundodasmulheresbrasil.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem uma história maraaaavilhosa, quem sabe você
      gosta do livro, né?

      Excluir

Postar um comentário

Olá, obrigada por ter lido até aqui. Os comentários de vocês são sempre bem vindos e importantes. Caso vocês tenham blogs, deixem o link e irei retribuir a visita em breve! 😁🌼

Observação: Comentários não gentis e sem sentido não serão respondidos!

Seguidores

POSTAGENS MAIS VISITADAS