“RESENHA #25: A CAÇADORA DE DRAGÕES (ISKARI, VOLUME 1) - KRISTEN CICCARELLI”

    • Páginas: 408
    • Editora: Seguinte
    • Autor (a): Kristen Ciccarelli
    • Nota:

Sinopse: Quando era criança, Asha, a filha do rei de Firgaard, era atormentada por sucessivos pesadelos. Para ajudá-la, a única solução que sua mãe encontrou foi lhe contar histórias antigas, que muitos temiam ser capazes de atrair dragões, os maiores inimigos do reino. Envolvida pelos contos, a pequena Asha acabou despertando Kozu, o mais feroz de todos os dragões, que queimou a cidade e matou milhares de pessoas. Um peso que a garota ainda carrega nas costas. Agora, aos dezessete anos, ela se tornou uma caçadora de dragões temida por todos. Quando recebe de seu pai a missão de matar Kozu, Asha vê uma oportunidade de se redimir frente a seu povo. Mas a garota não vai conseguir concluir a tarefa sem antes descobrir a verdade sobre si mesma e perceber que mesmo as pessoas destinadas à maldade podem mudar o próprio destino.

Ei, gente! Hoje eu vou falar de "A Caçadora de Dragões" o primeiro volume da trilogia "Iskari". Cada um dos três livros dessa trilogia conta a história de um personagem, ou seja, todos os três são narrados por pessoas diferentes. No entanto, tudo dentro do mesmo universo literário, e não é possível ler os livros aleatoriamente. Se não, muito provavelmente o leitor vai ficar totalmente perdido quanto a história. Mas nesse primeiro volume em específico vamos acompanhar a história de Asha, a caçadora de dragões.

Eu vi resenhas desse livro em alguns blogs, e fiquei interessada em ler a história, pois me chamou muita atenção. Um universo literário novo e com dragões sendo um dos focos principais da história, é algo de se encher os olhos para quem curte uma boa fantasia. A história do livro já começa bem movimentada, com Asha colocando suas habilidades de caçada em prática. Assim como nessa cena, quase o livro o todo segue essa linha mais eletrizante. Mas a história de verdade só começa a se desenrolar mesmo, quando Asha conhece um escravo ousado, chamado Torwin.

E falando em escravidão, o uso disso no livro foi uma coisa que me irritou profundamente. Os skrals como são chamados no livro, são tratados como criaturas inferiores e humilhados durante a história inteira. Quando na verdade, eles só são prisioneiros de guerra, que perderam a batalha, e foram escravizados. Não são monstros. E não tem ninguém para se impor contra isso no livro, os personagens principais só vão deixando rolar. Porém, quando foi conveniente, eles fizeram algo a respeito. 

Além disso, a questão da escravidão, foi usada como pretexto para justificar muitas coisas que aconteceram durante a história. E eu achei isso muito repetitivo e batido. Uma outra coisa batida é que sempre que os personagens principais estavam fazendo algo que não "deveriam", acabavam presos. E é sempre a mesma coisa. Aconteceram tantas vezes que chegou há um ponto que tudo estava previsível.

Mas uma das coisas interessantes no livro, é que alguns capítulos começam com contos que explicam às coisas que antecederam a história atual. Os mesmos contos antigos que supostamente envenenaram o reino. Isso deixa o leitor totalmente ambientado e ciente de como às coisas aconteceram, e chegaram àquele ponto, de onde o enredo do livro realmente começa. Falando agora dos personagens, eu não me senti apegada a nenhum deles, são todos esquecíveis. E uma outra coisa que me incomodou, foi a falta de descrição dos personagens, não saber a "aparência" deles, eu mal consigo imaginar a própria Asha.

Falando especificamente de Asha, ela é uma personagem que sofre muito ao longo da obra. Carrega um fardo muito grande e o peso da morte de diversas pessoas em seus ombros. Então ela é uma personagem que vive em busca de redenção. Ela é um pouco cru e insensível até certo ponto. Além disso, ela tem muitas atitudes incoerentes, imprudentes e egoístas, mas também é a personagem que mais evoluiu. Asha começou o livro de um jeito e terminou de outro. Mas ainda assim não me cativou. Eu confesso que fiquei extremamente apegada aos dragões, com dó deles e qualquer situação perigosa que os envolvia me deixava apreensiva, mas não senti nada disso por nenhum personagem.

Eu sinceramente queria ter amado esse livro, tinha tudo para acontecer, mas infelizmente não rolou. Se os próximos dois livros fossem narrados por Asha, eu não pretendia ler. Mas como vão ser "novas protagonistas" eu pretendo dar uma oportunidade. Mas o livro não deixa de ter um bom enredo, o universo literário foi bem construído, e a história é cruel e linda ao mesmo tempo. Mas houveram uma série de coisinhas, que não deixaram eu me apaixonar pelo livro. Mas é super válido as pessoas lerem e tiraram às próprias conclusões, pois tem pessoas que amaram o livro! Eu espero que vocês tenham gostado da resenha, beijos e até a próxima. (◕ᴗ◕)

Comentários

  1. Oie!
    Ai, que pena que não funcionou para você! Eu confesso que gostaria de arriscar essa leitura, não sei se é para mim, seria sair da zona de conforto já que meu foco são mesmo os romances, mas a premissa chama minha atenção.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muitos livros de fantasia ótimos, eu acho super válido você se aventurar em outros gêneros literários, livros são uma caixinha de surpresa!

      Excluir
  2. Putz, pena que não te encantou como gostaria. Mas sabe que pela sua resenha, até fiquei curiosa?

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, às vezes você gosta da história. Eu já li muitos livros com resenhas pouco positivas e acabei adorando kkk. Isso vai muito de gosto.

      Excluir
  3. Uma pena que a história não funcionou para você. Confesso que fiquei com comichão para ler essa história, mas agora, sabendo dessas questões, já murchei um pouco... =/ Acho que vou deixar passar dessa vez...
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Hanna, tem muita gente que gostou do livro, quem sabe você mude de ideia, né?

      Excluir
  4. Oi, Laura!
    Tinha lido a resenha desse livro em outro blog e achado super interessante toda a história. Uma pena que a leitura desagradou em tantos aspectos! Tenho evitado ler fantasias ultimamente por causa dessa coisa de sempre usarem a mesma receita e a leitura ser previsível em inúmeros aspectos :(

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O enredo da história é bem diferente, mas chegou no meio do livro para frente, eu já não tava curtindo mais. Mas sim, acho que estamos precisando de inovação em alguns aspectos!

      Excluir
  5. Olá,
    Então eu quis muito ler esse livro na época do lançamento porque amo histórias com dragões. Mas então começaram a sair as resenhas e eram bem parecidas com as suas e acabei desistindo hehe. Mas não sei, é uma trilogia que se encontrar por um preço bem camarada talvez eu leia.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros são lindos, e são narrados por personagens diferentes, então tem chances do leitor acabar gostando mais de um livro do que de outro. Quem sabe nessa black friday eles fiquem com um preço bacana.

      Excluir
  6. Oi, Laura. Como vai? Menina eu adorei este livro! Que pena que você não tenha curtido tanto, mas mesmo assim você o indica é sinal de que gostou da estória, mesmo não sendo o que tu esperava. Parabéns pela resenha, ficou maravilhosa. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li a sua resenha sobre esse livro, você gostou mesmo. Eu não curti, mas outras podem gostar, por isso eu indico, eu só não recomendo se eu detestar o livro kkk!

      Excluir
  7. Oi! Eu gostei bastante deste livro, já o segundo me deixou bem frustrada. Até agora não me animei a ler o terceiro, mas quero conferir em breve para não deixar a série pela metade. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa vida, quem sabe o terceiro livro te surpreenda. Eu tô torcendo para eu gostar mais do segundo livro, não gosto de deixar séries sem terminar também.

      Excluir
  8. Puxa, que pena que você não curtiu tanto. Lá no blog quem leu foi a Luiza e ela também teve ressalvas, mas gostou muito mais do segundo. Quem sabe acontece o mesmo com você!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu também estou contando com isso, de gostar mais do segundo livro. Eu espero que seja melhor!

      Excluir
  9. Oie, tudo bem?
    Achei bem interessante a história, valeu pela dica
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  10. Oi
    pena que a leitura desse livro não foi tão positiva e que ele ainda faz uso da escravidão, não conhecia esse livro.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Aah eu tenho a maior vontade de fazer essa leitura. Adorei saber sua opinião e conheço outros leitores que tiveram uma experiência parecida com a sua. Espero ter a oportunidade de ler e curtir.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá, obrigada por ter lido até aqui. Os comentários de vocês são sempre bem vindos e importantes. Caso vocês tenham blogs, deixem o link e irei retribuir a visita em breve! 😁🌼

Observação: Comentários não gentis e sem sentido não serão respondidos!

Seguidores

POSTAGENS MAIS VISITADAS