“RESENHA #23: REI PERVERSO (POVO DO AR, VOLUME 2) - HOLLY BLACK”

    • Páginas: 308
    • Editora: Galera 
    • Autor: Holly Black
    • Nota: 


Sinopse: Para sobreviver no Reino das Fadas, Jude Duarte precisou aprender muitas lições. A mais importante delas veio de seu padrasto: o poder é bem mais fácil de adquirir do que de manter. Ela achou que, depois de enganar Cardan para que ele jurasse obedecê-la por um ano e um dia, sua vida se tornaria mais fácil. Mas ter qualquer influência sobre o Grande Rei de Elfhame parece uma tarefa impossível, principalmente quando ele faz de tudo em seu poder para humilhá-la e prejudicá-la, mesmo que seu fascínio pela garota humana permaneça intacto. Agora, com as ondas ameaçando engolir a terra e um alerta de traição iminente, Jude precisa lutar para salvar a própria vida e a daqueles que ama, além de lutar contra seus sentimentos conflituosos por Cardan no meio-tempo. Em um mundo imortal, um ano e um dia não são nada.

Hoje o livro resenhado é o "Rei Perverso", o segundo livro da trilogia o "Povo do Ar". Eu enrolei horrores para ler esse volume, e não poderia ter me arrependido mais. Esse livro é sensacional, ainda melhor que o primeiro, a história me fisgou do início ao fim, eu estou até meio desnorteada, mas vamos lá. Nesse novo livro encontramos Jude tentando manter o controle de Cardan e de seu reino, e fazer isso se mostra uma tarefa mais árdua do que o esperado. Mas como o próprio "pai" dela diz, é mais fácil conseguir poder do que mantê-lo. 

Logo no início da obra são mostrados dois personagens curiosos, que eu tenho certeza que eles vão ter alguma relevância no próximo livro, assim como eles estiverem posteriormente nessa história. Primeiro, uma bruxa que tenta enganar Cardan, lhe oferecendo presentes. E depois Grimsen, o criador da coroa de Mab, que estava em exílio, e Cardan, permite seu retorno ao reino, sem nenhum juramento em troca. E nessas duas cenas o leitor percebe que todo mundo no reino de Elfhame almeja poder, independente dos meios usados para obtê-lo e que Jude tem uma esperteza notável.

E isso nos leva em uma coisa que eu gosto muito nessa coleção. É que a maioria dos personagens não podem mentir, já que são fadas. Mas nada impede que eles brinquem com as palavras, e Elfhame é um lugar onde uma palavra errada, ou interpretada de maneira equivocada pode terminar em algo drástico. O que acontece algumas vezes nesse livro, e eu acho muito divertido como a autora faz uso desse artifício.

A história, no geral é muito movimentada e frenética, quase o tempo todo alguma coisa importante está acontecendo, e isso deixa o leitor instigado a ler mais e mais. E também uma ameaça iminente rodeia o reino, um "novo" vilão aparece, e tudo fica mais perigoso. O livro permanece sendo narrado da perspectiva de Jude (e apesar de que normalmente eu não gosto de ver às coisas do ponto de vista de um só personagem, eu não senti nenhuma falta nesse livro). Jude é uma personagem, muito inteligente, às vezes eu até me esqueço que ela é só uma adolescente, mediante ao tamanho de sua ambição e perspicácia. Eu achei maravilhoso acompanhar Jude, que está sempre maquinando, planejando e observando. Ela também é cativante e determinada a conseguir o que quer, então é muito difícil não se sentir atraído por nossa protagonista. Resumindo, Jude é brilhante, eu espero sinceramente, que ela não perca sua essência no último livro.

CUIDADO: ALERTA DE SPOILERS DAQUI PARA FRENTE É POR SUA CONTA E RISCO.

Esse livro também é marcado por muitas traições e jogos muito perigosos. Todo mundo está insatisfeito com alguma coisa. Madoc por ter tido seus planos estragados, Cardan por ter sido traído, Balekin por ter sido preso e perdido a coroa, Nicasia por ter sido rejeitada/enganada, Jude pensando em como manter o controle em Cardan, por mais de um ano. Além de muitas outras pessoas estarem infelizes. Então esse livro é basicamente um jogo por poder, e quem for mais esperto, leva a melhor. E também o livro tem alguns plots twists, que me deixaram com a cara no chão.

Além de todas essas coisas mencionadas acima, temos romance, entre Jude e Cardan. A relação deles é estranha, não saudável e eu não recomendaria. Claro, Cardan foi um babaca com Jude primeiro. Mas daí para frente esse relacionamento foi só ladeira abaixo, mentiras, traições e tudo mais o que tiver direito, por parte de ambos, e geralmente o que começa errado, termina errado. Mas é nítido que tem uma tensão entre eles, existe um sentimento amoroso ali. Eu só não sei se acho que é a melhor forma de desenvolver a relação dos dois, que beira a uma relação tóxica. Eu particularmente gosto muito do casal, mas eu estou ciente desses problemas. Porém eu espero que o próximo livro traga uma redenção em relação aos dois.

Ainda assim, mesmo Jude tendo uma esperteza memorável, ela foi enganada novamente. Por sua querida e amada irmã, Taryn. Eu estava com um ranço dessa personagem, num nível estratosférico, mas eu pensei: "Eu acho que em rei perverso ela vai ter uma evolução, e se tornar uma boa pessoa". Mas eu quebrei a cara. E agora não existe redenção que faça nessa personagem subir no meu conceito, e falando em relação tóxica, a de Jude e Taryn se enquadra perfeitamente nesse contexto.

Mas voltando aos pontos positivos do livro, eu acho a escrita de Holly, muito fluida e suave, mas de uma maneira que mantém o leitor envolvido. Ela também construiu muito bem os personagens, de modo que se eles foram feitos com a intenção de serem amados, eles vão ser amados, e o mesmo serve para serem odiados. Todos os personagens tem uma personalidade marcante. De modo que nenhum personagem que Holly acrescenta na história é por acaso, todos eles tem um papel a ser desempenhando, e fazem isso muito bem. Um universo literário com fadas não é nada novo, mas ainda assim eu acho a forma como a autora criou e desenvolveu tudo brilhante. Não há ponto sem nó.

Eu tenho um problema que quando eu gosto de um livro, eu gosto muito. E as expectativas com o último livro da trilogia existem. Eu super recomendo esse livro, para qualquer pessoa, e que ele seja lido até o final, pois é de tirar o fôlego. Além disso, eu não achei nada previsível e nem clichê, realmente é uma boa história. E eu termino mais uma resenha elogiando mais do que eu deveria. Espero que vocês tenham gostado da resenha, beijos e até a próxima! (◕ᴗ◕)

Comentários

  1. AAAA, esse livro destruiu meu emocional. O final. Não superei até hoje.
    Tive que comprar o 'A Rainha do Nada' na pré venda, porque estou que não me aguento de ansiedade. Preciso saber logo o final!!!!!!!!!!!!!!!!!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu espero que você aproveite a leitura do último volume, e que goste também, eu tô super curiosa também, fiquei devastada com o final.

      Excluir
  2. Não conhecia essa trilogia, mas olha, sua resenha me despertou bastante a atenção. Preciso dar uma chance!

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que essa história merece uma oportunidade simm. Tomara que você goste da leitura!

      Excluir
  3. Amei a resenha. Ainda não li esse livro e amei o fato dele não ser previsível e ainda tem a capa lindíssima.
    Já fiquei animada par ler por ter muitas reviravoltas.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As capas de todos os volumes são uma graça! Leia, tem reviravolta para dar e vender kkk! Eu fiquei desolada com algumas.

      Excluir
  4. Olá,

    Eu gostei muito desse segundo livro, achei mais trabalhado que o primeiro.
    Estou ansiosa para o ler o terceiro e contando os dias para ele chegar por aqui, pois com esse ifnal não tem como não querer ler rs.

    Bjs
    https://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, eu li a sua resenha, você gostou mesmo. E sim, o final é tirar o fôlego!!!

      Excluir
  5. Estou é muito curiosa para conferir essa trilogia. A sinopse da trama me chama bastante atenção e estou com as expectativas lá no alto.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu super recomendo, essa trilogia é maravilhosa, quer dizer, pelo menos os dois primeiros livros!

      Excluir
  6. Olá,
    Essa foi uma das melhores leituras do ano, se não a melhor. Eu morri com aquele final e estou até com medo de ler o terceiro por causa das expectativas altíssimas. Quanto a irmã traíra eu não tinha perdoado não e já estava esperando algo do tipo.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, esse livro tem recebido muitos elogios, eu também gostei muito da leitura. E o final foi de arrasar o coração mesmo. Essa Taryn, vai ser meu ranço eterno kkk.

      Excluir
  7. Oi, Laura. Tudo bem? Este livro eu não li, contudo tenho curiosidade em lê-lo, pois vejo muitos elogios. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Como faz para superar esse livro? Kkk desculpa, mas isso ainda não consegui aprender. Fiz essa leitura no início do ano, e foi uma mistura de sentimentos. Agora estou apenas existindo porque Cardan e Jude são tudo pra mim.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, acho que não tem como separar, acho que esse livro é daqueles que deixam uma marca no leitor! E Jude e Cardan, confesso que me causam sentimentos confusos kkk.

      Excluir

Postar um comentário

Olá, obrigada por ter lido até aqui. Os comentários de vocês são sempre bem vindos e importantes. Caso vocês tenham blogs, deixem o link e irei retribuir a visita em breve! 😁🌼

Observação: Comentários não gentis e sem sentido não serão respondidos!

Seguidores

POSTAGENS MAIS VISITADAS