“RESENHA #4: O PRÍNCIPE CRUEL - HOLLY BLACK”

  • Páginas: 322
  • Editora: Galera
  • Autor (a): Holly Black
  • Título: O Príncipe Cruel
  • Coleção: O Povo do Ar
  • Nota:

Sinopse: Jude tinha sete anos quando seus pais foram assinados bem na frente dos seus olhos. Sendo arrastada para o mundo das fadas e obrigada a morar com o assassino dos seus pais. Dez anos se passaram, e tudo o que Jude deseja é ser como eles, lindos e imortais. E realmente pertencer ao reino das fadas, apesar da sua mortalidade. No entanto a realidade é bem diferente, morando em um mundo onde os humanos são menosprezados e sendo desacreditada constantemente, Jude vai provar para todos que um mero humano pode ser mais perigoso do que os feéricos (ser mágico) se quer imaginam.

Príncipe Cruel é o primeiro volume da trilogia "O Povo do Ar" da autora Holly Black. É uma história de fantasia, e o meu calcanhar de Aquiles. De longe o meu gênero preferido para leitura são os livros de fantasia, e principalmente se forem aqueles com seres sobrenaturais (vampiros, fadas, lobisomens, anjos, demônios, metamorfos, bruxos, são todos muitos bem vindos na literatura) aí eu me derreto de amores. Claro que não basta ser só fantasia, o livro tem que ser bom. E é o caso desse.

Eu vi muita gente falando desse livro e então resolvi ler, e só me arrependo de não ter lido antes, a autora fez uma trabalho sensacional, sabe aquele tipo de história que você não consegue sossegar enquanto não termina de ler? Então, é essa. A cada página você fica ansioso para saber o que vai acontecer em seguida, e eu fui surpreendida em vários momentos. Essa história é repleta de mentiras, traições, vinganças, romance e tudo mais. O livro é narrado em primeira pessoa, somente por Jude. Para a trama eu só tenho elogios, mas para os personagens a história é outra, tiveram alguns que não me desceram e eu só tive vontade de jogar o livro na parede quando eles apareciam, de tanta antipatia. 

Esse livro tem feéricos, não é uma coisa inédita, eu já vi em outros livros, como em alguns da escritora Sarah J. Maas, no entanto, é a primeira obra que eu vejo uma face tão sombria e traiçoeira desses seres, nessa história eles não podem mentir. Porém podem fazer muitas outras coisas cruéis com seus poderes mágicos, principalmente com seres humanos. E um outro ponto é que a imortalidade deles é só relacionada ao tempo de vida, e somente isso. Não se curam mais rápido, nem tem mais resistência a venenos, etc, já que na obra eles se vangloriam tanto da sua superioridade, era de se esperar um pouco mais, não é uma crítica, só um fato curioso. O livro tem 322 páginas, mas é tão envolvente, que eu li rapidinho. De qualquer forma, eu achei a história encantadora e valeu cada segundo do meu tempo!

CUIDADO: ALERTA DE SPOILERS, DAQUI PARA FRENTE É POR SUA CONTA E RISCO.

A nossa protagonista foi levada à terra dos feéricos junto de suas irmãs. Taryn que é gêmea de Jude, e Vivi que é meia irmã das outras duas e filha de Madoc. Jude é uma personagem forte, decidida, que não abaixa a cabeça porque simplesmente alguém disse que ela deveria fazer isso. Principalmente para o príncipe Cardan, que o filho mais novo do grande rei, e insiste em atormentar e maltratar Jude, pelo simples fato dela ser mortal, mas é como dizem por aí, onde tem tanto ódio sempre tem alguma coisa à mais, seja medo, amor ou raiva. Cardan junto de seus "amigos" fazem Jude passar por poucas e boas, uma humilhação atrás da outra, mas ela jamais se rendeu, desafiou o príncipe de todas as maneiras possíveis, e no fim, quem saiu por cima da carne seca nessa história toda foi Jude.

A protagonista é traída e enganada diversas vezes e por quem ela menos espera, no decorrer da história Jude acaba desenvolvendo um relacionamento "amoroso" com Locke, um dos amigos de Cardan, que aparentemente é melhor que os demais, mas só aparentemente "mesmo". (romance não é foco principal da história, mas vale a pena comentar) Locke na verdade estava pretendendo se casar com Taryn, irmã de Jude, isso mesmo. Bom, no decorrer da história percebemos que apesar de gêmeas, a protagonista e sua irmã são completamente diferentes. Taryn tenta ser uma boa moça e vive em busca de aceitação para que consiga se casar com um feérico. E Jude está mais para algo como "se não me aceitam, então que me engulam". 

É perceptível que Taryn tem inveja e ciúmes da irmã, sempre querendo controlar às suas atitudes, negando ajuda quando Jude mais precisava, entregando às ações de Jude para Madoc, e ainda por cima enganando a irmã pelas costas, chega a ser nojento, na minha opinião essa personagem é intragável, a pior de toda a história. Eu gostaria que houvesse uma evolução dessa personagem, talvez alguma forma de redenção, no entanto não tenho expectativas à respeito da mesma, só desgosto. E dá pra ver que com uma irmã como essa, não são necessários inimigos, no entanto, Jude ainda tem eles aos montes. Em alguns momentos da história eu senti que tudo o que a protagonista precisava era alguém pra dizer "vai ficar tudo bem" ou um "eu estou aqui com você" e abraçar ela, e é aí que Vivi entra, a irmã que gosto mais.

Tudo o que a nossa mocinha queria era ter um lugar na corte como cavaleira, mas Madoc não deixou que ela se quer tentasse, apontando que ela não tinha o que era necessário. Se não for por bem, então vai ser por mal, e Jude teve que recorrer a outros meios de conseguir o que queria, porém tudo o que ela conseguiu foi acabar numa teia espessa de intrigas, mentiras e traições da corte. Nessa história o próximo na sucessão à linha do trono não é o filho primogênito do grande rei e sim o herdeiro que ele achar conveniente escolher. Dito isso, Jude acaba se tornando espiã de um dos filhos do rei para conseguir o que deseja, e por causa dessa escolha ela se coloca em perigo diversas vezes, e se tornar espiã gera muitos problemas e menos benefícios do que o esperado!

Essa história realmente possui reviravoltas para todos os lados, é uma surpresa atrás da outra. Uma prova disso é quando é chegado o dia da coroação do novo grande rei, eu esperava que fosse acontecer algo (porque sempre acontece algo nessas situações), mas eu não adivinharia nem em mil anos o que realmente aconteceu.

Voltando a falar de Cardan e Jude, eles desenvolveram algo depois da coroação do grande rei, não dá para dizer exatamente o que, talvez o início de uma paixão ou uma amizade.

“Jude: — Esses são os motivos pelos quais você me odeia mesmo? - insisto- Só isso? Não tem outra razão melhor? - Por um momento acho que ele está me ignorando, mas então percebo que ele não tem como mentir e não quer me contar a verdade — Bem, me fala logo.

Cardan: — Mais que tudo, eu te odeio porque penso em você. Com frequência. É nojento e não consigo parar ”

Bem, podemos ver que essa pequena conversa entre os dois está longe de ser uma declaração de amor. E principalmente (que é outro plot twist, que você fica "Não acredito, Jude, sua malandrinha") depois do final do livro em que Jude trai e engana Cardan, (eu particularmente acho que é até justo, em vista de tudo o que ele aprontou com a nossa mocinha) prometendo algo e fazendo o completo oposto do que deveria. Então fica difícil saber o que se sucederá da relação dos dois, mas conhecendo Cardan, ouso dizer que essa traição não sairá impune, como se nada tivesse acontecido.

Uma outra coisa interessante que temos nessa obra é que Jude diz que passou à amar Madoc. Quando eu li isso no livro fiquei muito surpresa, no entanto ela não foi capaz de perdoar a atrocidade que ele cometeu. Nessa história todas as relações são muito complicadas, sejam elas amorosas, familiares ou simplesmente amizades. Acho que um bom lema pra essa história seria "amar pode machucar". Mas eu espero que até o último livro da trilogia "rainha do nada" todas essas pontas soltas e relações sejam resolvidas e terminem a história fechadinhas.

O final do livro só deixa a gente com um gostinho de quero mais, eu estou empolgada pra ler os próximos volumes, apesar de que em português, só temos o segundo livro "rei perverso" o terceiro e último da trilogia ainda não foi traduzido. Para quem curte fantasia e essa coisa toda de jogo dos tronos, vale muito a pena. Eu espero que tenham gostado da resenha, beijocas e até a próxima! (◕ᴗ◕) 
 

Comentários

Seguidores

POSTAGENS MAIS VISITADAS