“RESENHA #22: RAINHA VERMELHA - VICTORIA AVEYARD”

    • Páginas: 422
    • Editora: Seguinte
    • Autor (a): Victoria Aveyard
    • Nota:
      
Sinopse: O mundo de Mare Barrow é dividido pelo sangue: vermelho ou prateado. Mare e sua família são vermelhos: plebeus, humildes, destinados a servir uma elite prateada cujos poderes sobrenaturais os tornam quase deuses. Mare rouba o que pode para ajudar sua família a sobreviver e não tem esperanças de escapar do vilarejo miserável onde mora. Entretanto, numa reviravolta do destino, ela consegue um emprego no palácio real, onde, em frente ao rei e a toda a nobreza, descobre que tem um poder misterioso… Mas como isso seria possível, se seu sangue é vermelho? Em meio às intrigas dos nobres prateados, as ações da garota vão desencadear uma dança violenta e fatal, que colocará príncipe contra príncipe - e Mare contra seu próprio coração.

Ei, pessoal, hoje vou falar um pouco da minha experiência com "Rainha Vermelha", já de início eu preciso falar que comecei a ler esse livro e parei pelo menos umas cinco vezes. Porém, agora finalmente consegui concluir a leitura. Nesse novo universo criado por Victoria Aveyard, às pessoas são dividas e classificadas pela cor do sangue, de um lado os prateados, que governam, dispõe de luxos e riquezas, vivendo como deuses sob a terra com seus poderes sobrenaturais. E do outro lado, os vermelhos, pessoas que possuem as únicas funções de obedecer, trabalhar, viver na miséria e sofrer. E no meio disso tudo, temos um ponto fora da curva, Mare Barrow, a protagonista. Que apesar de ser uma vermelha, possui poderes, assim como os prateados.

Logo no início do livro a autora nos ambienta com relação a vida de Mare, ela e sua família sobrevivem com o mínimo possível. E a protagonista ainda rouba de todos os que consegue, para aumentar um pouco a qualidade de vida em que estão submetidos. E ainda tenta correr do recrutamento para a guerra, que a cada segundo passado está mais  perto. (todas às pessoas que completam 18 anos e não tem trabalho, ou que não seja aprendiz de alguém para assim poder trabalhar futuramente, é recutrado para uma guerra que assola o país há tempo demais, mais que o necessário, inclusive). 

Ao mesmo tempo que a escritora ambienta o leitor quanto a vida de Mare, eu senti que ficou a desejar algumas explicações. Por exemplo, a organização social, como às coisas aconteceram para chegar àquele ponto, onde uns vivem submissos e outros como seres intocáveis. Além disso, falta uma explicação para com a origem dos poderes sobrenaturais dos personagens. Talvez porque recentemente eu tenha lido livros onde às coisas são explicadas tintim por tintim, mesmo que aos poucos, eu senti falta disso na obra.

Às circunstâncias que fazem com que Mare vá parar no meio da corte, submersa até a cabeça em problemas são previsíveis. Inclusive, à obra de maneira geral é bem previsível, exceto por uma parte ou outra. Mas de qualquer forma, isso não impede que o leitor simpatize e apoie a causa dos personagens, que lutam contra tamanha injustiça, a situação que a população dos vermelhos vive é deplorável, e eu particularmente fiquei com dó, e fiquei com vontade de ver alguma mudança acontecer. A autora consegue fazer o leitor sentir aquela sensação de tristeza e angústia por causa desse sofrimento.

Mas em contrapartida, eu não simpatizei com quase nenhum dos personagens, inclusive Mare, a protagonista. Eu senti que faltou profundidade nos personagens, eles são rasos demais, e às atitudes muitas vezes são fúteis. Eu espero que nos próximos livros os personagens tenham um desenvolvimento melhor, evolução e bom aprofundamento. 

Mare, durante muitas partes da história, foi prepotente e ingênua, isso levou a diversas situações problemáticas. Ela também não teve atitude muitas vezes, e com isso acabou se tornando uma pessoa manipulável e influenciável, em algumas ocasiões, talvez seja um pouco de falta de personalidade por parte da personagem. Mas claro, apesar dessas coisas, Mare Barrow teve os seus momentos de brilhar e isso é inegável, principalmente em situações de vida ou morte, a personagem mostrou ter uma astúcia digna de ser lembrada.

Além disso a protagonista ficou entre Cal e Maven, o príncipe herdeiro e o segundo príncipe, respectivamente, isso foi uma coisa que eu não curti muito, porque não sou fã de triângulos amorosos, apesar de não ser bem esse o caso aqui. E apesar dos pesares, Cal foi o personagem que eu mais simpatizei, ele permaneceu autêntico e fiel as suas convicções do início ao fim da obra.

Mas uma coisa que eu gostei na história, é que universo o literário tem uma aura rústica e tecnologica ao mesmo tempo. Mas isso acontece em decorrência da desigualdade social, enquanto para alguns um elevador é a coisa mais normal do mundo, para outros é algo completamente inovador e até assustador, por exemplo. Apesar de ser algo depreciativo, eu gosto muito desse tipo de universo, onde tecnologia, magia, e essa sensação da história estar se passando anos atrás se misturam. Eu sinto como se estivesse viajando, sem sair do lugar.

Agora falando de algumas características do livro em si, a história se enquadra na categoria distopia, e cumpre bem o seu papel. O livro também é narrado em primeira pessoa, por Mare, então talvez se você não simpatizar tanto com a personagem isso pode vir a ser um problema. Eu não achei ela interessante, mas esse fato não chegou a me incomodar na narração. O livro também é bem lento em alguns momentos, mas de repente se torna frenético, então tem essas mudanças bruscas, que é algo que eu curti. E para quem gosta de emoção, intrigas, política, romance, e principalmente traições, esse livro é um prato cheio. E a frase que melhor define essa história, como já dizem os próprios personagens é: "Todo mundo trai todo mundo"

CUIDADO: ALERTA DE SPOILERS DAQUI PARA FRENTE É POR SUA CONTA E RISCO.

Uma coisa que eu acho que já está ficando batida nesse tipo de história, é o fato de alguém sempre ter que morrer por um bem maior, ou alguém que não tinha nada haver com a história, acabar morrendo no fogo cruzado, por causa das atitudes de outras pessoas. Isso também acontece nessa livro e vou citar alguns casos. Lucas, um guarda prateado acabou morto, por causa de uma atitude da protagonista, ele não tinha nada haver com o rolê, e ainda era um colega de Mare. 

Julian, era um professor de Mare, e ela precisou da ajuda dele para resolver uma situação e o personagem acabou preso, a morte dele não está explícita, mas fica subentendido. Claro, ele ajudou por vontade própria, mas ele não estava envolvido diretamente com a situação e acabou se ferrando, assim como diversos outros personagens secundários. Eu estou comentando na resenha desse livro, mas o fato de estar ficando batido se aplica a vários livros. (Eu sei que escrever um livro é uma tarefa dificílima, então eu entendo que alguns artifícios tem que ser utilizados) Mas como eu disse, isso é apenas uma opinião minha.

Resumindo, eu pretendo ler o próximo volume por dois motivos, o primeiro é por causa da curiosidade e o segundo é porque ouvi dizer que o próximo livro é melhor que o primeiro, e que apesar dos pesares, é um livro bom. Me desculpem pela resenha gigante, mas é que tem dias que a gente acorda inspirado (risos). E vocês, já leram esse livro? Espero que vocês tenham gostado da resenha, beijos e até a próxima! (◕ᴗ◕)

Comentários

  1. Pensei que iria amar essa leitura, mas acabei não gostando tanto e notando algumas semelhanças entre ela e A Seleção. Por isso nem continuei a ler os demais livros.

    Abraço, já estou seguindo ;)

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, eu não cheguei a perceber uma semelhança lendo o livro, mas agora que você comentou, tem alguns coisas que lembram mesmo!

      Excluir
  2. Oi, Laura. Tudo bem? Quando eu li este livro não foi o que eu esperava, mas ainda assim, é uma obra boa. Que bom que gostou de o ler, e pretende ler os próximos livros. Ótima resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece isso mesmo, dá gente esperar uma coisa de um livro e acabar sendo outra kk.

      Excluir
  3. Chocada com a resenha desse livro, e mega em conta no amazon né? Eu nao manjo muito de livros, mas vou querer ler <3 https://beperes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, está com um preço legal até, mas caso tenha interesse em comprar vale a pena esperar a black friday!

      Excluir
  4. Eu ouvi falar muito bem dessa estória, mas ainda não conferi. Quem sabe ainda eu dê uma chance, né? xD

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem muita gente que ama essa história, vale a pena dar uma chance :)

      Excluir
  5. Oi, Laura!
    Quando li A Rainha Vermelha pela primeira vez eu amei tanto, que finalizei a leitura em 1 dia haha. Na época achei tudo tão original e fiquei impactada com os plot twists. Hoje, já li tantos livros com a mesma receita de bolo, que acho que não me impressionaria tanto assim.
    Além de morrer de preguiça de ler séries longas! Mas ainda tenho curiosidade em saber o desfecho. A resenha ficou ótima :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pretendo ler todos os livros, a não ser que algum deles me tire do sério kkk. Qualquer coisa eu te conto o desfecho. Mas pelo menos quando você leu o livro, você gostou. Mas realmente opiniões mudam com o passar do tempo.

      Excluir
  6. Olá,
    Eu gostei muito desse livro. Eu vinha de uma ressaca literária onde fiquei mais de quinze dias sem ler e nada me prendia. E resolvi arriscar nesse mesmo o povo falando e mal e acabei gostando bastante. Mas acho que esse tipo de livro tem seus leitores e um vai amar e outros não vão gostar e ainda tem os que vão ficar no meio. E também depende muito do momento. Se for lido após um livro de fantasia muito bom por exemplo ele deixa a desejar hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo quando a gente encontra um livro que nos arranca da ressaca literária, e críticas todo livro tem. Tem que fazer que nem você, ler e tirar as próprias conclusões. Eu sou do time que fica no meio kk.

      Excluir
  7. Na época que li, achei razoável mas quis continuar. Mas quando comecei o segundo, eu larguei na metade porque não aguentava mais de tão chato que estava
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, eu espero que eu consiga ler o segundo, mas pelo menos você deu uma oportunidade!

      Excluir
  8. Eu babo na capa desse livro, nunca tive vontade de ler por ser uma série, sério acho que sou a pessoa mais chata do mundo pra sérieKKKKK, sempre me canso e desisto. Ou eu leio todos os livros seguidos ou não leio nada pois tenho a memória péssima e não aguento intercalar outras leituras hahaha Amei a sua resenha, series realmente tem altos e baixos e acredito que vá melhorando no próximo livro! <3
    Beijoss, Blog Seja Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te entendo, a minha memória é péssima também kkk. Mas eu sou a louca das séries, então estou sempre lendo algumas! Mas tomara que você encontre uma série literária que conquiste o seu coração.

      Excluir
  9. Eu gostei bastante dessa série, mas ainda pretendo ler o último volume esse ano. Já faz um tempo que li primeiro, mas lembro de ter passado raiva com a Mare várias vezes também. Mas acredite, você vai se surpreender com ela em alguns momentos. Só adianto que o terceiro volume é chaaaaaatoooo... mas tenho esperança de melhorar no último... rs
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que de maneira geral você curtiu a série, e espero que o último volume não decepcione. Obrigada pelo aviso sobre o terceiro volume, já vou me preparando psicologicamente kkk.

      Excluir
  10. Oie!
    Ixi... Eu vou te falar que não consegui gostar dessa série não. Li até o livro 2, mas não fluiu.
    Mare me irrita demais, rs. Desisti!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, acho que muita gente abandonou essa história, por não cativar tanto, mas pelo menos valeu a tentativa!

      Excluir
  11. Li esse livro faz muito tempo, então não lembro muito da história, só lembro de ter gostado muito! Hahaha
    Depois que terminar minha lista vou tentar reler...

    Blog Tagarelando Livros

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá, obrigada por ter lido até aqui. Os comentários de vocês são sempre bem vindos e importantes. Caso vocês tenham blogs, deixem o link e irei retribuir a visita em breve! 😁🌼

Observação: Comentários não gentis e sem sentido não serão respondidos!

Seguidores

POSTAGENS MAIS VISITADAS