“RESENHA #38: UMA PROPOSTA E NADA MAIS - (CLUBE DOS SOBREVIVENTES, VOLUME 1) MARY BALOGH”

    • Páginas: 272
    • Editora: Arqueiro
    • Autor (a): Mary Balogh
    • Título: Uma Proposta e Nada Mais
    • Coleção: Clube dos Sobreviventes
    • Nota:

Sinopse: Após ter tido sua cota de sofrimentos na vida, a jovem viúva Gwendoline, lady Muir, estava mais que satisfeita com sua rotina tranquila, e sempre resistiu a se casar novamente. Agora, porém, passou a se sentir solitária e inquieta, e considera a ideia de arranjar um marido calmo, refinado e que não espere muito dela.

Ao conhecer Hugo Emes, o lorde Trentham, logo vê que ele não é nada disso. Grosseirão e carrancudo, Hugo é um cavalheiro apenas no nome: ganhou seu título em reconhecimento a feitos na guerra. Após a morte do pai, um rico negociante, ele se vê responsável pelo bem-estar da madrasta e da meia-irmã, e decide arranjar uma esposa para tornar essa nova fase menos penosa.

Hugo a princípio não quer cortejar Gwen, pois a julga uma típica aristocrata mimada. Mas logo se torna incapaz de resistir a seu jeito inocente e sincero, sua risada contagiante, seu rosto adorável. Ela, por sua vez, começa a experimentar com ele sensações que jamais imaginava sentir novamente. E a cada beijo e cada carícia, Hugo a conquista mais – com seu desejo, seu amor e a promessa de fazê-la feliz para sempre.

Uma Proposta e Nada Mais é o primeiro volume da coleção Clube dos Sobreviventes. O clube é formado por pessoas que ficaram marcadas pela guerra de alguma forma, seja física ou psicológica. E nesse lugar os membros se apoiam um nos outros, e se ajudam, relevando os sentimentos mais sombrios que afligem suas almas, mas esses membros também criaram uma conexão e cumplicidade que nem o tempo pode desfazer. E em cada volume dessa coleção vamos acompanhar a história de um dos membros (que são eles Imogen, George, Flavian, Vicent, Benedict, Hugo e Ralph) do clube, e nesse primeiro volume, a história de Hugo é contada.

Hugo Emes ou Lorde Trentham é um ex militar que combateu nas linhas de frente durante as guerras contra Napoleão. Mas que carrega um enorme fardo em suas costas, devido a uma missão suicida que cumpriu anos atrás. No entanto, agora o pai de Hugo faleceu, e ele precisa tomar às rédeas dos negócios da família, como também cuidar de sua irmã com mais atenção e não menos importante, precisa se casar. E lá estava Gwendoline caminhando na praia e tendo uma ideia terrível de subir uma encosta ingrime, com uma perna machucada. E sim, como todo mundo já imaginava, deu ruim, ela caiu e por incrível coincidência do destino Hugo estava lá ao longe, vendo a cena toda e disposto a ajudar uma dama inconsequente. E a partir daí a história começou a se desenrolar.

Esse livro me surpreendeu de maneira positiva, eu li diversas resenhas muito favoráveis a respeito dessa história, então eu estava com certa expectativa. Mas ainda assim me surpreendi, principalmente com relação ao drama, a história não tem nem um terço da dramaticidade que eu achei que teria. E sim, a obra aborda diversos temas sérios, como doenças psicologicas, relações conturbadas, etc. Mas a autora trata tudo isso com uma leveza impressionante, e eu acho que a palavra que melhor descreve essa história é agradável.

O livro nos mostra também alguns vislumbres da vida dos demais membros do clube, então o leitor consegue ter uma noção da vida dos outros personagens. E isso é bom, pois de certa forma prepara o terreno para os próximos livros. Uma proposta e nada mais é narrado em terceira pessoa, alternando entre Hugo e Gwendoline. O livro não tem muitos momentos surpreendentes, nem emocionantes, no sentido de ação da coisa. E a história transcorre em uma marcha bem lenta, isso é algo que eu não curti, mas faz parte. Além disso o livro é muito descritivo, e apesar de não ter tantos diálogos, temos acesso aos infinitos pensamentos dos personagens. O livro é bem diferente dos romances de época que eu estou habituada a ler, mas ainda assim é uma boa história, e inclusive a escrita de Mary Balogh me lembrou a de Jane Austen.

Falando do romance, ele é acelerado e lento ao mesmo tempo, mas é incrivelmente bem construído. Marcado por algumas idas e vindas, mas Gwen e Hugo tem uma química muito agradável, o casal é um pouco mais velho do que normalmente temos em romances de época. E então em teoria eles deveriam ser mais maduros, e em alguns momentos eles realmente são, mas em outros eles agem como adolescentes apaixonadinhos, e isso é tão fofo, e na minha opinião agregou bastante a obra. Além disso tanto Hugo quando Gwen estão dispostos e abertos a exporem as suas vulnerabilidades um para o outro, o casal está pronto para se ajudar e se libertar dos traumas do passado, aos poucos.

Os protagonistas também fogem do clichê, tanto em personalidade, quanto fisicamente. E uma coisa bacana é que a Gwen tem uma posição social mais elevada que Hugo então isso é algo bem diferente e até curioso, porque querendo ou não, naquele época, posição social era algo importante, principalmente entre a alta sociedade de Londres. Hugo é o personagem mais verdadeiro e autêntico que eu já vi até hoje, em todos os livros que já li na vida, eu adorei ele e simpatizei muito com a personalidade dele. E Gwen também é uma mulher muito interessante, ela é decidida e se mantém firme nas suas decisões, ela não é uma mocinha audaciosa nem nada do tipo. Ainda assim Gwen é uma mulher maravilhosa, que é forte e empoderada em seu próprio tempo.

Eu gostei da leitura, eu super recomendo esse livro para quem gosta de romance de época e até para quem nunca leu, talvez seja uma boa pedida. A escrita da autora é cativante e ela desenvolveu tudo muito bem. Eu tenho as minhas ressalvas, mas a história não deixa de ser ótima. Eu espero que vocês tenham gostado da resenha beijos e até a próxima! (◕ᴗ◕)

Comentários

  1. Oi, Laura. Como vai? Que bom que a leitura tenha lhe cativado. Gostei da capa. Ótima resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, sim, a leitura foi boa. E que legal que você curtiu a capa! Eu particularmente não gostei muito kkk

      Excluir
  2. Os livros dessa série estão na minha lista de futuras leituras, mas romance de época é um gênero que apesar de gostar, eu preciso estar preparada para ler, haha. Acho legal que o livro traga assuntos importantes em uma época onde questões psicológicas eram pouco discutidas.
    Amei a resenha (como sempre) Laura!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, que bom que você gostou da resenha, sempre fico feliz com comentários positivos <3. Eu recomendo a leitura, não é muito dramática e tudo é bem dosado!

      Excluir
  3. Oie!!!
    Nossa, a Sil do blog Prefácio fez as resenhas sobre essa série e elas estão anotadas aqui para eu não esquecer de maratonar a leitura quando conseguir comprar os e-books, rs. Mas os físicos estão mais baratos, então estou esperando promoções, rs.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também li às resenhas da Sil, foi um dos blogs que me fez querer os livros! Olha, os livros físicos estão com um preço camarada, às vezes 15, 16. Etc, acho que vale a pena, dependendo do preço do Kindle!

      Excluir
  4. Olá,
    Que bom que leu e gostou do livro mesmo com algumas ressalvas. Eu amo a escrita da Mary e essa série é uma das melhores de época que já li. Uma coisa que gosto muito nela é que seus mocinhos não precisam ser os canalhas e libertinos para fazerem sucesso, eles são homens honrados hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você falou tudo, inclusive o Hugo me lembrou um pouco o Philip, o mocinho da coleção Bridgertons, ambos são verdadeiros e honrados e fogem do clichê de libertinos!

      Excluir
  5. Eu ando conhecendo livros incríveis de época. Eu acho essas capas muito lindas e sempre tive curiosidade de ler. Que bom que a leitura foi boa. E quando os personagens fogem do clichê, os torna ainda mais interessantes. Gosto quando o livro fornece uma ampla visão dos outros personagens, é bom porque a leitura não fica monótona.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a leitura foi muito agradável. Mas a questão de intercalar o tempo em cena dos personagens é ótima. Tem romances de época muito bons, e apesar de todos se encaixarem na mesma categoria, a gente acaba encontrando diversos tipos de enredos e histórias!

      Excluir
  6. Eu também estou lendo várias resenhas positivas sobre esse livro e, confesso, estou criando expectativas com relação a ele. E, agora com sua resenha, de que mesmo com as expectativas ainda tem mais coisa para se surpreender, acho que lerei esse livro e logo. rs
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que você pode acabar gostando da leitura, o livro é bom, mas tem algumas coisas que não me agradaram. Mas independente disso o livro me surpreendeu de um jeito diferente, você pode acabar sendo surpreendida também, né?

      Excluir
  7. Oi
    por enquanto eu só li os 3 primeiros livros e são histórias envolventes, essa é uma boa introdução, mas o meu preferido é o terceiro livro até o momento, preciso dar continuidade com a leitura, que bom que gostou de ler e espero que goste das continuações.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bacana que você já tem um livro preferido!! Eu enrolei bastante para ler o primeiro livro. Tô curiosa com o segundo livro já! Espero que você consiga ler os próximos volumes logo logo :)

      Excluir
  8. Amei a resenha. Estou doida para ler essa série, pois achei bem diferente a temática de grupo de apoio. Os personagens parecem bem construídos e com bastante camadas.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma coisa que eu não comentei na resenha, é que a autora se aprofundou em certas coisas menos do que eu gostaria. Mas ainda trás temáticas importantes que valem a pena serem trabalhadas! Depois que você ler conta pra gente o que achou.

      Excluir
  9. Nossa, eu amo demais as histórias da Mary! Ela sabe dosar tudo na medida certa!!!! E esse é um dos meus favoritos da série
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É incrível quando a gente acaba gostando tanto de uma história, né? E do autor também

      Excluir
  10. Oi Laura,

    Eu ainda não li essa série, mas está na minha lista de leitura.
    Que bom que no geral a leitura te agradou. Pela sua resenha e pelas outra que li sinto que vou gostar da história.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que essa é uma história que vale a pena dar uma oportunidade. Sim, que sabe você gosta mesmo! Sentimentos positivos em relação a um livro já é um bom sinal :)

      Excluir
  11. Ah, eu adoro a Mary Balogh, é um romance mais sério, mais maduro, mas pareceu no terceiro volume, preciso continuar!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, toda a história de maneira geral é mais adulta, exceto por uma coisa ou outro. Isso é algo que vou ter que me acostumar ainda! Logo logo eu vou conseguir te acompanhar então! :)

      Excluir

Postar um comentário

Olá, obrigada por ter lido até aqui. Os comentários de vocês são sempre bem vindos e importantes. Caso vocês tenham blogs, deixem o link e irei retribuir a visita em breve! 😁🌼

Observação: Comentários não gentis e sem sentido não serão respondidos!

Seguidores

POSTAGENS MAIS VISITADAS