“RESENHA #21: UM GATO DE RUA CHAMADO BOB - JAMES BOWEN”

    • Páginas: 208
    • Editora: Novo Conceito
    • Autor (a): James Bowen
    • Nota:  

Sinopse: É uma tarde de outono em Covent Garden, Londres. Trabalhadores correm para o almoço, turistas brotam de todos os lados e clientes entram e saem das lojas. No meio de tudo isso está um gato. Usando um vistoso lenço Union Jack em volta do pescoço e cercado por uma multidão de 30 espectadores de boca aberta, Bob, o gatinho cor de laranja, sorri ― é, sorri ― timidamente. Próximo a ele, está seu dono James Bowen, com seu violão surrado, cantando músicas do Oasis. Então, ele para de tocar e se abaixa para Bob: "Vamos, Bob, cumprimente!", diz. Bob mexe os bigodes, levanta uma pata e a estende para James. A multidão assobia. Não é todo dia que se vê um gato sentado, calmamente, no centro de Londres, aparentemente sem se abalar com o barulho das sirenes, os carros passando e todo aquele movimento, mas Bob não é um gato comum.

"Um Gato de Rua Chamado Bob" é um livro único, baseado em fatos reais e conta a história de James Bowen e o seu gato, Bob. James é um viciado em heroína, que está em reabilitação. Ele não tem muitas expectativas sobre a sua vida, morando em Londres, ele sobrevive de suas apresentações nas ruas, que são compostas pela sua voz e um violão surrado. Com o pouco que ganha, James sobrevive em Londres, praticamente vendendo o almoço para comprar a janta.

Um certo dia, voltando de mais um dia duro de trabalho, James encontra um gato alaranjado no corredor do prédio de onde vive. O animal estava estava visivelmente na pior, magro, com machucados em várias partes do corpo e com fome. Então James resolve alimentar e cuidar do bichano, levando o mesmo em um veterinário público. A princípio James tem a intenção de cuidar do gato temporariamente. Afinal, com o que ele ganhava mal conseguia sobreviver, quem dirá alimentar duas bocas famintas. Mas devido a certas circunstâncias, os planos de James em relação a Bob mudam completamente.

Alguns pessoas acham o livro bem sensacionalista e apelativo, mas eu tenho uma opinião bem diferente. Claro, é uma boa história a ser vendida, mas eu achei o livro bem leve e autêntico. É um história que conta com pouco mais de 200 páginas, e apesar de conter um certo drama, é uma leitura que eu concluí rapidamente, eu me senti cativada durante grande parte da trama. Além disso, como James é um viciado, eu fiquei com medo dele ter uma recaída ou algo do tipo durante a história, e apesar de ser um sentimento ruim. Eu acho que traz uma emoção ao leitor, além de nos fazer simpatizar e sentir um apego ao protagonista.

A história não é marcada por uma grande quantidade de personagens, mas todos os que estão presentes são essenciais. Os com maior destaques são realmente James e Bob, e com algumas passagens de Betty, uma "amiga". O encontro de James com o gatinho alaranjado foi quase como algo mágico, apesar de ser bem realista. Bob, foi de suma importância na vida de seu dono, que criou um senso de responsabilidade e comprometimento, com a sua vida própria vida e com a de Bob. Eu acho que sobretudo, esse livro é sobre empatia, amizade e amor, e que um instante, ou um simples gesto pode mudar uma vida para sempre.

E é isso que esse livro nos traz, um homem que conheceu um gato e sua vida deu um giro de 180 graus. Mas o livro não só cenas felizes, está muito longe disso, na verdade. James abandonou a sua família na Austrália, para seguir carreira na música, no entanto às coisas não deram muito certo. E em parte da trama, temos os dilemas internos dele para "resolver" algumas situações com a sua família, lutar contra o vício, assim como diversas outras questões.

Um gato de rua chamado Bob, também ganhou adaptação nos cinemas. Então caso algum de vocês sinta interesse pela história, e não queiram ler o livro, tem essa opção. Apesar de eu achar o livro melhor que o filme, ainda assim é uma boa adaptação. Bob é basicamente um Mr. Bean, não se faz necessário o uso de uma palavra se quer para fazer com o leitor se sinta cativado pelo gatinho simpático e charmoso.

Apesar de inicialmente parecer ser uma história muito triste e tudo mais, não é nem de perto tão jujuru quanto parece. Claro, eu tenho consciência que o livro não é um primor, mas ainda assim eu acho a história desse livro linda e gosto bastante. Inclusive, o livro entrega tudo o que é proposto, então é um ponto positivo.

Não sou muito de chorar lendo livros, talvez porque eu precise de imagens para ativar o meu ducto lacrimal, mas esse livro conseguiu me arrancar algumas e me emocionou muito. É o primeiro livro que eu comprei pela internet, lembro que na época faltou eu subir pelas paredes de tanta alegria. Então eu achei que ele merecia uma resenha aqui no blog, já que fez parte da minha entrada no mundo da literatura. Espero que vocês tenham gostado da resenha beijos e até a próxima! (◕ᴗ◕)

Comentários

  1. Olá,
    Eu li esse livro na primeira edição. Como amante de gatos não pude deixar de me emocionar e amar o livro. Não assisti o filme ainda mas vou tentar assistir.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também li na primeira edição, mas infelizmente devido a alguns circunstâncias eu perdi o livro :(. Mas livros com animais acabam sempre nos emocionando!

      Excluir
  2. Oi, Laura!
    Conheci esse livro por indicação de outros blogs e de início achei que fosse uma história bem triste e melancólica haha. É bom saber que é uma leitura leve e com momentos felizes! Só quem tem um bichinho em casa sabe como eles mudam nossa vida de verdade. Quero ler o livro e ver o filme também ♥

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é bem balanceada entre tristeza e alegria. Eu espero que você goste de ler e/ou assistir o filme também!

      Excluir
  3. Amei a resenha. Lembro que fiquei doida para ler o livro quando saiu, mas acabei esquecendo.
    Já vou pegar para ler, pois amei o enredo.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De vez em quando a gente lê umas resenhas que nos faz lembrar de livros há muito esquecidos, espero que curta a leitura!

      Excluir
  4. Dessa vez eu fico com a adaptação, que tem mais apelo pra mim. Mas quem sabe um dia leio o livro porque ele é bem pequeno ne?
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é uma história bem pequena. O filme também é bem legal, eu acho que também vale dar uma conferida.

      Excluir
  5. Ahh eu fiquei com vontade de ler na época do lançamento, mas acabei deixando pra depois e não li. Também ainda quero conferir a adaptação, a história me chama muita atenção!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, acontece com todo mundo essa coisa de deixar para depois, é normal kkk. A história é bem chamativa mesmo, e quem sabe você curte, né?

      Excluir
  6. Oi
    quando sei que um livro é baseado em história real mexe comigo, eu lembro que na época do lançamento do livro teve muita divulgação, depois até esqueci da existência da história, que bom que gostou da leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, eu tenho visto que aconteceu isso com muita gente, de ter ficado sabendo do livro no auge da divulgação, mas depois acabou esquecendo dele kkk. Acho que acontece com todo mundo!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, obrigada por ter lido até aqui. Os comentários de vocês são sempre bem vindos e importantes. Caso vocês tenham blogs, deixem o link e irei retribuir a visita em breve! 😁🌼

Observação: Comentários não gentis e sem sentido não serão respondidos!

Seguidores

POSTAGENS MAIS VISITADAS