“RESENHA #10: CORTE DE ASAS E RUÍNA - SARAH J. MAAS”

    • Páginas: 686
    • Editora: Galera
    • Autor (a): Sarah J. Maas
    • Título: Corte de Asas e Ruína
    • Coleção: Corte de Rosas e Espinhos
    • Nota:


Sinopse: A guerra se aproxima, um conflito que promete devastar Prythian. Em meio à Corte Primaveril, num perigoso jogo de intrigas e mentiras, a Grã-Senhora da Corte Noturna esconde seu laço de parceria e sua verdadeira lealdade. Tamlin está fazendo acordos com o invasor, Jurian recuperou suas forças e as rainhas humanas prometem se alinhar aos desejos de Hybern em troca de imortalidade. O exército inimigo parece imbatível.

Finalmente chegamos ao desfecho final de "Corte de Rosas e Espinhos", quer dizer, pelo menos o desfecho de Feyre Archeron, já que Sarah, anunciou o lançamento de mais três livros, em spin-off, ou seja, vão ser livros pertencentes ao mesmo universo de "acotar", então ainda veremos um pouco mais de Prythian. Porém, não mais pelos olhos de Feyre, os próximos volumes serão narrados por outros personagens. Inclusive o primeiro livro desse spin-off, vai ser lançado no dia 26 de janeiro de 2021 a versão em inglês, "A Court Of Silver Flames" o título original, e em português, "Corte de Chamas de Prata".

Esse é um livro que em teoria, deveria terminar às coisas de maneira mais acertiva, dando conclusão ao desenvolvimento dos personagens, formando alguns casais, talvez, a conclusão épica da guerra e tudo mais. No entanto, a única coisa que temos são várias e várias pontas soltas, inicialmente eu achei isso horrível, fiquei muito decepcionada com o final, mesmo sabendo que após "Corte de Asas e Ruína", temos um conto narrado por Feyre e Rhys "Corte de Gelo e Estrelas", que conta o que tem havido após a guerra contra Hybern, mas mesmo assim, um simples conto não seria o suficiente para esclarecer todas as dúvidas e resolver aquele final em "aberto". 

CUIDADO: ALERTA DE SPOILERS, DAQUI PARA FRENTE É POR SUA CONTA E RISCO.

Um final aberto para a história em si, para Prithyan e para os demais personagens da obra, e não para Feyre, a jornada da nossa amada protagonista realmente chegou ao fim (não, ela não morreu, é só quis usar uma forma de expressão para demonstrar que os próximos livros serão vistos da perspectiva de outro personagem, mas provavelmente ela deve aparecer em algumas cenas). No entanto como Sarah irá lançar mais três livros em spin-off, todas essas coisas mal resolvidas no volume três da trilogia, são aceitáveis e ficam mais compreensíveis, já que a escritora irá muito provavelmente resolver todas essas questões.

Bom, o início do livro é tão arrebatador, tanto quanto o final do segundo volume, eu praticamente devorei esse livro, estava muito curiosa a respeito do que aconteceria com Feyre e Rhys. Eu amei a maior parte do livro, Sarah conseguiu desenvolver uma narrativa muito convidativa e muito viciante, depois que eu comecei a ler não consegui sossegar enquanto não li as últimas palavras do livro. 

Mas apesar disso eu senti falta de ver o livro pelos olhos de outros personagens que não os de Feyre, mas isso é apenas um gosto meu, eu achei bastante massante ler os três volumes pela mesma personagem, Feyre é incrível, mas na minha perspectiva se a história tivesse esse detalhe a mais, tudo seria mais interessante. Talvez por eu ter lido a coleção "Trono de Vidro" imaginei que "acotar" fosse ter uma dinâmica parecida. No entanto apesar disso, a história é encantadora e nos proporciona muitas emoções, foi uma bela jornada, e o desenvolvimento de Feyre e Rhys é sensacional, é muito difícil não os amar.

Essa história é composta por muitos personagens, então além dos protagonistas, temos outros que são igualmente interessantíssimos. Nessa obra vemos como Nestha e Elain estão quebradas após terem sido transformadas em feéricas, temos algumas revelações sobre Mor, que explica muitas coisas que até então eu não tinha entendido, também temos um indício de redenção de Tamlin, (confesso que não estava suportando ele, mas nesse livro, a raiva diminuiu consideravelmente, quem sabe ele apareça nós próximos volumes e nós o vejamos um pouco mais da sua caminhada para a redenção) descobertas chocantes a respeito de Lucien, o início de um triângulo amoroso e muitas outras coisas.

Como dizem por aí, a união faz a força, principalmente em uma guerra, onde ter aliados é vital. Também é muito presente nesse livro a busca por ajuda, todos os personagens tiveram que doar um pouco de si próprios, alguns pagaram um preço alto demais, como Rhys, outros perderam a vida pela causa, tivemos barganhas, acordos perigosos, e a busca por aliados inimagináveis. 

Feyre fez um ótimo trabalho com isso, conseguindo ajuda, assim como os demais personagens, todos eles tiveram a sua parcela de altruísmo. Temos algumas batalhas em paralelo a grande guerra, antes do confronto final contra Hybern e suas tropas, mas devo admitir que essas batalhas são infinitamente melhores do que a luta final contra Hybern, essa luta foi uma decepção, eu esperava mais, é a segunda batalha final que fico frustrada lendo os livros de Sarah, foi pouco emocionante, e devo admitir, que sem graça (eu sei que acotar é muito mais do que um trivial confronto, tem muitas coisas para serem levadas em consideração, no entanto, não deixa de ter decepcionante). 

Feyre brilhou em diversos momentos no livro, mas não no confronto final, eu particularmente achei que ela ficou um pouco apagada, claro que é necessário dar espaço para todos os personagens, mas ainda assim, nessa parte em específico faltou algo mais. Porque eu sequer senti um aperto no coração, mas isso é uma particularidade minha.

Todos os personagens perderam algo e a maioria deles está quebrado fisicamente ou/e emocionalmente, eu pretendo ler "Corte de Gelo e Estrelas" e também os próximos volumes em spin-off em busca de novas emoções e alegria, acho que chega de ver as pessoas se machucando e se partindo em duas partes, vai ser adorável ver Feyre, Rhys,  Nestha, Cassian, Azriel, Elain, Lucien, Amren, até Tamlin e muitos outros se recuperando das feridas, e colando as partes quebradas ou simplesmente costurando os corações partidos. Sarah tem o dom para criar personagens fantásticos, ela arrasa. Estou aguardando ansiosamente para que todos eles tenham seus finais felizes, não necessariamente em quesitos amorosos, mas só sendo genuinamente felizes!

Prythian é um lugar onde a disparidade de classes é uma coisa terrível, nós, pessoas do mundo real sabemos o quanto isso é maçante e destrutivo, e Sarah fez um trabalho espetacular trabalhando isso, foram vários pontos na história, tudo sendo construído aos poucos, e terminamos essa história com a sensação e a esperança de um mundo melhor, onde o amor e empatia prevaleçam em cima das demais coisas, não há um caminho fácil ou curto para que isso seja alçando, mas ainda assim já é um começo. Foi um prazer acompanhar a jornada de Feyre até aqui e o trabalho de Sarah foi maravilhoso. Espero que eu goste dos próximos volumes tanto quanto gostei dos primeiros três! Espero que tenham gostado da resenha, beijos e até a próxima. (◕ᴗ◕)

Comentários

  1. Oi
    tenho vontade de ler essa trilogia, nunca li nada da autora, uma pena que achou que o final ficou em aberto, mas vamos torcer para ela resolver essa questão nos outros livros pertencente a esse universo, pelo menos gostou da leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu acho que vale muito a pena ler, a escrita de Sarah é extremamente envolvente, sou fã de carteirinha do trabalho dela!!!

      Excluir
  2. Oii, gostei muito da sua resenha. Eu mesma nem consigo resenhar esses livros haha
    Eu gosto muito dessa série, mas no último livro, sem ser esse, o que você citou, eu me decepcionei, esse até que foi né, mas o outro, eu estava com muitas expectativas.
    Espero que ela compense as cagadas dela com os próximos que serão lançados kkkk Mentira, não vou ser tão dura, mas espero que os próximos livros sejam bons.
    Beijos ^-^
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos todos aguardar ansiosos para ver se ela resolve todas essas coisas e vamos aproveitar para passar mais um pouco de raiva, mas eu amo a história!

      Excluir
  3. Oie,

    Eu adoro esse livro, mas o segundo é meu queridinho.
    Não vejo a hora de sair o próximo. Contando os dias por aqui.

    Bjs
    https://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou no mesmo time, contando os segundos para o próximo livro!!!

      Excluir
  4. Olá,
    Eu gostei muito dessa trilogia e estou ansiosa pelos próximos livros da série. Principalmente para ver como a autora vai desenvolver a história dos personagens que foram secundários nessa trilogia. porque tem uns que odeio com todas as minhas forças.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, tem uns personagens que me fizeram ter vontade de gritar com eles! Estou aguardando ansiosamente os lançamentos.

      Excluir

Postar um comentário

Olá, obrigada por ter lido até aqui. Os comentários de vocês são sempre bem vindos e importantes. Caso vocês tenham blogs, deixem o link e irei retribuir a visita em breve! 😁🌼

Observação: Comentários não gentis e sem sentido não serão respondidos!

Seguidores

POSTAGENS MAIS VISITADAS