“RESENHA #13: A PEQUENA LIVRARIA DOS CORAÇÕES SOLITÁRIOS - ANNIE DARLING”

    • Páginas: 305
    • Editora: Verus
    • Autor (a): Annie Darling
    • Título: A Pequena Livraria dos Corações       Solitários
    • Nota:

Sinopse: Era uma vez uma pequena livraria em Londres, onde Posy Morland passou a vida perdida entre as páginas de seus romances favoritos. Assim, quando Lavinia, a excêntrica dona da Bookends, morre e deixa a loja para Posy, ela se vê obrigada a colocar os livros de lado e encarar o mundo real. Porque Posy não herdou apenas um negócio quase falido, mas também a atenção indesejada do neto de Lavinia, Sebastian, conhecido como o homem mais grosseiro de Londres. Posy tem um plano astucioso e seis meses para transformar a Bookends na livraria dos seus sonhos — isso se Sebastian deixá-la em paz para trabalhar. Enquanto Posy e os amigos lutam para salvar sua amada livraria, ela se envolve em uma batalha com Sebastian, com quem começou a ter fantasias um tanto ardentes... Resta saber se, como as heroínas de seus romances favoritos, Posy vai conseguir o seu "felizes para sempre".

Bom, esse é o primeiro livro da coleção "A Livraria dos Corações Solitários" de Annie Darling, a série é composta por quatro volumes e eles vão retratar a história dos funcionários da livraria. O primeiro deles é sobre Posy, que de supetão se tornou a proprietária do lugar, como a própria sinopse já diz, eu achei a protagonista adorável, ela é uma mulher que passou por muitas adversidades na vida e teve que pegar algumas responsabilidades cedo demais. No entanto, ela é forte e divertida, eu particularmente achei Posy extremamente carismática e com uma personalidade digna de uma protagonista. 

Todos os personagens desse livro são peculiares, não, acho que não é uma boa palavra para os descrever, são todos excêntricos, e fiquei muito satisfeita com a perspicácia da autora de dar vida aos personagens dessa maneira tão intensa e divertida. Eu comprei o livro despretensiosamente, eu vi a capa bonita, fofa e pensei "por que não?", não cheguei a sequer ler a sinopse antes, mas admito que valeu muito a pena, é uma história que pode ser lida em um piscar de olhos, e tem algumas particularidades interessantes.

Como é uma história sobre "livraria e livros" a presença desse mundo mágico da literatura é muito marcante dentro da própria obra. O livro é repleto de citações, que vão de Paulo Coelho a Shakespeare, eu achei isso um ponto positivo, pois torna a leitura enriquecedora, temos muitas referências a clássicos da literatura, e também pode servir como indicações de possíveis leituras para as pessoas que vão ler "A Pequena Livraria dos Corações Solitários". Outro ponto positivo é que os personagens dão muita importância aos livros e como eles fazem a diferença no mundo, na minha mais sincera opinião, essa história é mais sobre exaltar e enaltecer os "livros e histórias" do que qualquer outra coisa, e é belíssimo.

“Porque você, minha querida, mais que qualquer outra pessoa, sabe que lugar mágico uma livraria pode ser, e sabe que todos precisam de um pouco de magia na vida”

CUIDADO: ALERTA DE SPOILERS, DAQUI PARA FRENTE É POR SUA CONTA E RISCO.

Uma outra coisa curiosa é que esse livro possui uma outra história dentro da própria história (vulgo, a pequena livraria dos corações solitários), que é escrita por Posy, uma mulher apaixonada por livros e que também ama escrever. Essa outra história tem o nome de "Violada Pelo Devasso" é um romance de época que tem como personagens, as pessoas à volta de Posy, incluindo ela própria, eu achei isso bem legal. E que confesso que inicialmente achei estranho, mas depois tiveram momentos que eu gostei mais de "Violada Pelo Devasso" do que a própria "A Livraria dos Corações Solitários".

E já que tocamos nesse assunto da outra história, eu vou entrar no assunto Sebastian, que é o protagonista masculino, vulgo interesse romântico de Posy. Logo quando ele aparece eu já não fui muito com personalidade dele, egocêntrico, apressado e irritante. Passadas algumas páginas eu comecei a achar ele idiota e com comentários machistas. Passadas mais algumas eu passei a achar ele mais irritante, mas uma pessoa preocupada e que estava tentando zelar pelo bem estar de Posy (mesmo que de um jeito esquisito). Depois eu comecei a achar ele um cabeça de vento e uma pessoa engraçada. Meu Deus do Céu, esse personagem mexeu tanto com os meus pensamentos que eu não sei se gosto ou odeio ele (mas é muito fácil querer gritar com ele e mandar o mesmo se tocar), me sinto com sentimentos muito confusos, mas achei que seria válido comentar sobre o mesmo. Se vocês tiverem interesse recomendo que leiam e tirem as suas próprias conclusões e me digam o que acharam nos comentários.

O livro é bem leve, e temos uma evolução de Posy, o romance na história é cão e gato. Já dá para perceber desde o início que existem sentimentos entre os dois protagonistas, mesmo que conflitantes, mas o romance em si só se resolve lá pelas últimas páginas e vemos que tem uma mão divina atuando na vida de Posy e Sebastian, mas o livro não se resume só ao amor deles, nem de longe. Eu achei que valeu muito a pena ler o livro, tiveram seus momentos de clichê e também aqueles que o leitor já tem certa noção do que vai acontecer em seguida, mas mesmo assim o livro ficou dentro das minhas expectativas e até superou as mesmas, foi uma leitura muito agradável e gostosa.

“Eu declaro, afinal, que não não há maior prazer que a leitura”  
                      —Jane Austen.

Espero que tenham gostado da resenha, beijos e até a próxima! (◕ᴗ◕)

Comentários

  1. Olá!
    Eu adorei essa leitura e sua resenha me fez lembrar que preciso concluir as próximas leituras.
    O cenário é encantador, achei bem levinho o enredo e Sebastian me irritou um pouquinho, mas no geral gostei muito da escrita da autora.

    Beijos!

    Camila - www.bookobsessionblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sebastian pode ser insuportável às vezes, estou curiosa a respeito dos próximos livros, principalmente o de Nina. Beijocas!

      Excluir
  2. Não li a parte com spoilers por que pretendo ler esse livro, haha. Eu também acho a capa dele muito linda e o fato de o assunto "livros" ser recorrente ajuda muito a gente a entrar na ambientação da história né?! Amei sua resenha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma história divertida, e essa valorização dos livros é muito satisfatória, beijocas!

      Excluir
  3. Olá,
    Até estranhei ao ler o começo da resenha e ver que gostou do livro hehe. Porque até então só tinha lido resenhas negativas dele em grande parte por causa do protagonista masculino hehe. Eu li só um livro dessa serie até gostei, mas não quis dar continuidade a ela.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, o Sebastian é insuportável em alguns momentos, nessa parte eu vou ter que concordar com as demais resenhas negativas. Tem livros que a gente não gosta mesmo, e só termina de ler por honra. Beijocas!

      Excluir
  4. Oie!
    Eu tenho um ranço do Sebastian que não tá escrito! kkkkkk
    Acho um personagem grosso e zero química com a Posy, queria dar uns tapas nela por se apaixonar, mas fico feliz que tenha gostado mais do que eu, rs.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu devo admitir que gostei mais do restante da obra do que do romance em si, mas acho que a opinião sobre o Sebastian é unânime mesmo (risos). Beijocas!!!

      Excluir
  5. Oi
    esse parece ser um romance gostosinho, já li algumas resenhas positivas dele e a capa é realmente bonita, que bom que gostou da leitura, uma pena o par romântico dela não foi muito bom.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma boa história apesar dos pesares, talvez seja uma boa sugestão de livro para quem está de ressaca literária. Beijocas!

      Excluir
  6. Oie,

    Nossa que ódio desse Sebastian!
    Sério, foi o pior personagem masculino que já li em livros do gênero.
    A Posy também não me agradou no geral, por isso quando li o terceiro livro na narração de outra personagem, ainda consegui sentir ranço da Posy e Sebastian, mesmo eles aparecendo poucas vezes na história.

    Bjs
    https://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aparentemente ranços são eternos kkk. Eu concordo, o Sebastian é intragável a maior parte do livro. Mas pelos menos você não desistiu dos outros livros por causa do primeiro. Beijocas!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, obrigada por ter lido até aqui. Os comentários de vocês são sempre bem vindos e importantes. Caso vocês tenham blogs, deixem o link e irei retribuir a visita em breve! 😁🌼

Observação: Comentários não gentis e sem sentido não serão respondidos!

Seguidores

POSTAGENS MAIS VISITADAS