“RESENHA #1: EMMA - JANE AUSTEN ”

  • Páginas: 531
  • Editora: Martin Claret
  • Autor (a): Jane Austen
  • Título: Emma
  • Coleção: -
  • Nota:
Bom, a primeira resenha desse blog vai ser sobre o livro "Emma-Jane Austen". Emma foi o primeiro livro da autora que eu li, e há quem diga que eu não deveria ter começado por essa obra, que aparentemente é bastante diferente das demais. Eu vi em alguns vídeos, pessoas indicando começar a ler primeiro outras obras de Jane como "Orgulho e Preconceito" ou "Razão e Sensibilidade". No entanto quando eu vi esses vídeos eu já tinha começado a leitura de Emma e resolvi prosseguir até o fim.

O livro tem algumas peculiaridades e alguns pontos negativos, na minha opinião, Emma Woodhouse é uma personagem extremamente soberba, egoísta e um tanto quanto mimada, inicialmente eu não suportava a protagonista do livro, mas essa obra de Jane com mais de  quinhentas páginas desenvolveu a personagem muito bem, mesmo com toda a sua inteligência, riqueza e posição social, Emma comete erros e mais erros e ao decorrer da obra e as vezes é necessário que ela tome alguns puxões de orelha do Sr. Knightley que é o seu cunhado.

CUIDADO: ALERTA DE SPOILERS, DAQUI PRA FRENTE É POR SUA CONTA E RISCO.

A vida pacata de Emma talvez seja um dos grandes motivos para ela ser uma pessoa que acha que sabe tudo, isso gera grandes problemas mais adiante na obra, não para ela, é claro. Quando a governanta (Sra. Weston) e grande amiga de Emma se casa, ela se sente sozinha e desperta interesse em ter uma amizade com Harriet Smith. No entanto, no desenrolar da história, somos avisados pelo Sr. knightley de que Emma não seria uma boa amiga para Harriet, fato que é comprovado mais tarde. Ao longo da história percebemos que alguém que seja alvo da afeição de Emma, dificilmente escapa de suas garras e não foi diferente com Harriet. Uma moça órfã da idade de Emma, que a "idólatra" e tudo o que protagonista diz é tomado por Harriet como verdade. 

Emma cisma que um rapaz, o Sr. Elton, está perdidamente apaixonado por sua querida amiga. E começa a colocar caraminholas na cabeça de Harriet, que faz com que ela comece a se sentir da mesma maneira à respeito do rapaz, que na verdade não nutria nenhum sentimento do tipo amoroso para com Harriet. Além disso, Emma colabora para que a amiga recuse um casamento, no início da história. Após essa tentativa de casamento dar errado e Harriet ficar extremamente triste. É mostrado Emma tentando ajudar e consolar a sua amiga da melhor maneira possível. Não que a culpa dessas situações constrangedoras não sejam dela, mas é a partir daí que Emma começa a sua evolução como personagem.

— Há pessoas que quanto mais você faz por elas, menos elas farão por si mesmas.
     Emma

No entanto, Emma é cruel e maldosa em diversos outros momentos da história, com outras pessoas, incluindo Jane Fairfax (que para mim é uma das personagens mais cativantes e misteriosas da história e merecia o próprio livro) e sua tia a Sra. Bates. E por causas dessas ações Emma passa por diversos momentos de questionamento interno e vergonha por causa das suas atitudes. 

Eu adoraria ter visto um pouco mais do Sr. Knightley, é um dos personagens mais sinceros e sensatos de toda a obra. Confesso que achei os personagens pouco cativantes, incluindo a própria Emma, eu não me apaixonei pela protagonista e nem por nenhum dos outros personagens, mas vale ressaltar como já mencionei acima que tem alguns como Jane Fairfax e Sr. Knightley que são um tanto quanto mais interessantes que os demais personagens.

O romance na obra é algo que eu infelizmente não comprei, Emma e Goerge Knightley não me convenceram. Normalmente uma personagem que começa com a premissa de que não vai se casar, acaba se casando. Os dois se conheciam desde que Emma nasceu, ela e George tem uma diferença de idade considerável. Quando Emma nasceu ele já tinha 17, mas é claro que isso não impede nenhum romance ardente. 

O que eu quero dizer é que eles conviviam desde que Emma era um bebê eu tive a sensação inicialmente de que ela era mais como uma irmã para ele do que qualquer outra coisa. Talvez pela forma que Goerge foi introduzido, sendo uma pessoa séria e a única que ousava repreender Emma, talvez outras pessoas tenham percebido que o romance existia desde sempre, o que não foi o meu caso. Exceto em algumas cenas de ciúmes por parte dos dois, eu não senti muitos momentos daqueles que fazem a gente ficar com um sorriso bobo no rosto ou com coração quentinho. Claro, Emma se passa no século XVIII então é de esperar que não tenham cenas calientes como nos romances contemporâneos. Porém senti falta de uma singela troca de olhares, ou melhor dizendo, senti falta de emoção e sentimentos. Um fato que vale ressaltar que é no livro não tem uma se quer cena de beijo, o que na minha opinião não é um ponto negativo nem positivo. É apenas um fato curioso.

E ainda quero ressaltar algumas características da obra, o livro tem muitas páginas, algumas que eu considero desnecessárias. Se fossem retiradas 100 páginas, eu não sentiria falta, além da história ser bastante arrastada e a falta de uma movimentação torna tudo muito rotineiro. Eu também senti falta de diálogos, acho que a obra merecia um pouco mais de interação entre os personagens. Tiveram momentos de mais de 10 páginas sem uma única fala, mas isso é um "defeito" para mim, outras pessoas podem gostar dessa característica, acho que me considero uma pessoa amante de diálogos. 

Sim, a linguagem do livro é um pouco complexa, é necessário ler com mais calma e atenção, eu tive que recorrer ao google para descobrir o significado de algumas palavras. Levem em consideração que o livro foi escrito a mais de dois séculos. De qualquer forma, não é nada impossível de se ler. E mesmo com esses diversos pontos que considerei negativos, eu me vi presa em diversos momentos da história e totalmente imersa no universo de Emma, talvez seja a mágica que Jane Austen tem. 

Mas vamos lá, né, nem só de hate vive um personagem, e é claro que a protagonista da história tem seus pontos fortes e altos. Durante toda a história Emma nunca fingiu ser alguém que não era e sempre defendia os seus ideais, mesmo com criticas, é uma personagem de opinião forte, que sabe o que quer. Uma prova disso é quando ela está tendo um flerte com Frank Churchill. Que é um outro personagem recorrente e importante da obra, e ela se baseando nos fatos e nas situações que ocorreram desde que conheceu Frank, chega a conclusão que simplesmente poderia até ter sido uma paixonite, mas jamais, amor. Incrível, não acham? Além disso, Emma sempre foi amorosa, paciente com seu pai, o Sr. Woodhouse, que é hipocondríaco, com seus sobrinhos e inclusive com Harriet. E convenhamos, não é atoa que o único livro da autora intitulado com o nome da protagonista é EMMA.

— Eu posso ter perdido meu coração, mas não meu autocontrole.
       Emma

Mas o ponto alto da obra pra mim foi ver como a sociedade inglesa funcionava e se organizava pelos olhos de alguém que realmente viveu no século XVIII. E ver como algumas coisas eram importantes para eles e influenciavam suas vidas, como por exemplo "classe social" que mexia de maneira significativa com a vida daquelas pessoas do universo de Emma, como com quem você poderia casar, ou fazer amizades. Isso foi realmente satisfatório e fiquei surpresa em diversos momentos.

Mas como já foi mencionado acima, são só opiniões, e acho que independente das críticas ou pontos positivos que uma obra receba, as pessoas deveriam ler o livro para tirarem suas próprias conclusões.
Espero que gostem da resenha, beijocas e até a próxima! (◕ᴗ◕)

Comentários

Seguidores

POSTAGENS MAIS VISITADAS