“RESENHA #7: UM VERÃO NA ITÁLIA - CARRIE ELKS”

  • Páginas: 279
  • Editora: Verus
  • Autor (a): Carrie Elks  
  • Título: Um Verão na Itália
  • Coleção: As Irmãs Shakespeare
  • Nota: 
 
Sinopse: Cesca Shakespeare chegou ao fundo do poço. Depois de escrever uma peça de teatro premiada que acabou em desastre, o bloqueio criativo se instalou, sem previsão de ir embora. Seis anos mais tarde, ela acabou de perder mais um emprego pavoroso e está prestes a ser despejada de seu apartamento. Pior ainda, suas irmãs não fazem ideia de como sua vida vai mal.

Assim, quando seu padrinho lhe arruma uma temporada de verão em uma bela villa italiana, sem ter de pagar nada por isso, Cesca concorda, meio a contragosto, em ir para lá e tentar escrever uma nova peça. Isto é, antes de descobrir que a casa pertence a seu arqui-inimigo, Sam Carlton.

Tendo acabado de ver seu nome em todas as manchetes pelas razões erradas – mais uma vez -, o galã de Hollywood Sam Carlton precisa de um lugar para se esconder. Que opção melhor do que a linda villa desocupada de sua família à beira do lago Como? Só que, quando ele chega, descobre que a casa não está tão desocupada quanto ele esperava.

Ao longo do quente verão italiano, Cesca e Sam terão de confrontar o passado. E o que começa como uma hesitante amizade rapidamente se torna uma atração intensa – e depois uma aventura ardente. Uma coisa é certa: este será um verão abrasador.

Um verão na Itália é o primeiro livro da coleção de romance contemporâneo "As Irmãs Shakespeare", escrito por Carrie Elks, cada livro vai contar a história de uma delas, quatro livros, quatro irmãs, quatro estações no ano, podemos observar que quatro é um número muito conveniente. E a primeira delas é sobre a terceira filha, Cesca Shakespeare. 

Esse história tem um romance cão e gato, é leve, e um clichê, mas isso não torna o livro ruim, apesar de maior parte da obra ser previsível, tem uma história que precisa ser contada. O livro é narrado em terceira pessoa, e uma coisa muito bacana são os cenários, são descrições belíssimas, eu adoraria ver em um filme baseado nesse livro, por exemplo. Ele também tem uma leitura fluida, dá para ser lido facilmente em um dia, o livro é cheio de diálogos espertinhos que pelo menos de mim arrancaram boas risadas, para quem procura um romance carismático, essa é a história certa. 

CUIDADO: ALERTA DE SPOILERS, DAQUI PARA FRENTE É POR SUA CONTA E RISCO.

A sinopse do livro já é bem detalhada por si só, né, então eu vou pontuar a história partindo dessa premissa inicial que a sinopse nós dá. Algumas poucas semanas após a ida de Cesca para a Itália, Sam também aparece por lá, e vocês já podem imaginar como foi desastroso esse encontro, ainda mas que ele se quer reconheceu protagonista. (Sam era o ator principal da primeira peça de Cesca e faltando poucas horas para a apresentação teatral, ele sumiu) Após um tempo ele acaba se lembrando de quem ela era. Cesca é uma roteirista brilhante, talvez um gênio do ramo, um ponto interessante que pelo menos eu achei, foi que apesar de Sam ter atrapalhado consideravelmente a carreira da nossa protagonista, quem deixou de acreditar em si própria, quem achou que ela não conseguiria mais escrever, quem desacreditou do seu potencial, todas essas coisas foram cometidas pela própria protagonista, e caramba, como eu acho importante ela ter percebido essas coisas sozinha. Eu acho que essa história é uma jornada rápida para Cesca se reencontrar, evoluir e se libertar das amarras do passado. E foi muito "conveniente" Sam estar lá, já que ele também era uma das coisas que ela não tinha superado.

Além de romance, temos problemas familiares, e eu particularmente gosto quando eles são trabalhados e resolvidos, nem que seja parcialmente, se for para acrescentar algo na história que você não pretende resolver eu acho que é melhor nem colocar. Mas não é o caso desse livro, já que Carrie Elks fez os personagens lavarem muita roupa suja, e eu adorei.  Foram justamente problemas familiares que levaram Sam a abandonar a peça de Cesca seis anos atrás (não justifica). Essa história não foi feita para ser aquele drama arrastado, que te deixa apreensivo e triste. Mas eu realmente fiquei satisfeita em como a escritora explorou essas relações familiares e também pela forma com ela resolveu toda a situação.

Uma outra coisa que eu achei interessante é que temos um breve deslumbre de como é a vida das outras irmãs de Cesca, então dá pra ter uma leve noção inicial de como vão ser os próximos livros. Mais um ponto positivo é que o protagonista é rico, mora em Los Angeles, mas é um personagem vulnerável e você simpatiza muito fácil com ele, Sam também difere de alguns outros personagens desse tipo de história, que são insuportáveis, acho que nem preciso citar nomes, porque que quem lê romances logo vai lembrar de algum outro protagonista desse tipo, que são sinônimos de desagradável. E por último, mas não menos importante, eu gostei bastante das profissões dos personagens, uma roteirista e um ator, é o primeiro livro que vejo protagonistas com trabalhos desse tipo, e eu achei interessantíssimo poder aprender alguma coisa, mesmo que pouco sobre esse universo.

E o romance de Cesca e Sam se desenvolve em fases, mas até que é rápido, claro, inicialmente eles tem desavenças, até porque Sam fez o que fez, e eles ficam convivendo ali numa relação cão e gato como já mencionei acima, depois isso passa a ser uma amizade meio relutante, e por fim acaba em um romance ardente, com algumas cenas calientes. Mas como dizem por aí, tudo o que é bom dura pouco, e com a relação deles não é diferente, ocorrem uma série de discussões, encontros e desencontros, e eles se separam. Porém quando Sam finalmente decide ir atrás de Cesca, é emocionante e fofinho, parece até cena de novela das nove, eu pessoalmente fiquei com um sorrisinho bobo e com o coração aquecido.

É uma história agradável e eu achei que a autora fez um bom trabalho, agora estou ansiosa pelos próximos volumes e para conhecer mais as outras irmãs. E também no início de cada capítulo temos uma citação, e aqui vai uma:

“As jornadas terminam no encontro dos apaixonados.”   — Noite de reis


Espero que vocês tenham gostado da resenha, beijos e até a próxima! (◕ᴗ◕)

Comentários

Seguidores

POSTAGENS MAIS VISITADAS