“RESENHA #2: TETO PARA DOIS - BETH O'LEARY”

  • Páginas: 394
  • Editora: Intrínseca
  • Autor (a): Beth O'Leary          
  • Título: Teto Para Dois
  • Coleção: -
  • Nota:
 
Sinopse: Nesse livro nós vamos conhecer a história de Tiffy e Leon. Eles dividem apartamento sem nunca terem se encontrando, ele dorme durante o dia e ela durante à noite, o único porém é o que o apartamento só possui "uma cama". Duas pessoas completamente diferentes, vivendo sob o mesmo teto e se organizando com post-its espalhados pela casa. Aqui vamos descobrir que duas pessoas podem ser unidas por um único objetivo em comum, nesse caso, a conta bancária vazia. E que a sensação de estar em casa vai muito além de convivência.

Bom, "teto para dois" é uma história de romance de Beth O'Leary. Confesso que essa é a primeira e única obra da autora que li, mas quando vi a sinopse do livro logo de cara senti um interesse, afinal, quem não gosta de um romancezinho que te arranca aqueles sorrisos bobos? Se vocês souberem de alguém, me contem! Mas o que eu achei que seria só mais uma historinha clichê, me surpreendeu de diversas maneiras, claro que tiveram as cenas fofas que todo mundo adora, mas também foram apresentados assuntos sérios, que a autora abordou de uma maneira muito sensata e bem elaborada. 

Devo admitir que ela fez um trabalho maravilhoso em "teto para dois" o livro tem pouco mais de 390 páginas, no entanto é uma escrita tão fluida, envolvente e rápida, que quando você para pra pensar, já acabou.
A história é recheada de diálogos envolventes, que eu particularmente acho que agrega muito a trama. É uma comédia romântica, mas com sua dose de seriedade e drama. O foco principal não é o romance, e além do casal principal temos um outro casal secundário.

Eu realmente gostei de todos os personagens, bom, quase todos eles. E também de como todos são bem construídos e durante a história vários tipos de pessoas com suas diferentes personalidades são apresentadas, e vamos de pessoas explosivas até pessoas com a extrema calma e paciência.

Mas os protagonistas em si são incríveis. Primeiro temos Tiffy, que trabalha como editora ganhando menos de um salário mínimo (imaginem a tristeza, morar em Londres e viver mais dura que uma pedra) e precisa se mudar da casa do ex-namorado. 
E Leon é um enfermeiro que trabalha em uma casa de repouso com cuidados paliativos, e nessa casa de repouso são mostrados dois personagens muito cativantes, Holly e o sr. Prior.

CUIDADO: ALERTA DE SPOILER, DAQUI EM DIANTE É POR SUA CONTA E RISCO.

Às vezes pode soar até exagerado os elogios que eu tenho feito à obra, porém o livro realmente faz jus a esses comentários. Bom, eu gostei do livro no geral, mas sempre tem algumas partes com mais destaque na história. A primeira delas é como Beth O'Leary retrata o relacionamento abusivo que Tiffy acaba de terminar, e a forma como a nossa protagonista vivia alheia a todas às manipulações do ex namorado. No início da história temos uma mocinha completamente apaixonada e triste por ter sido abandonada, por Justin, o ex. 

Mas com o desenrolar da história vemos a evolução da protagonista, percebendo os horrores dá relação, e o que ela achava bom, na verdade, é ruim e violador, e também temos a importância de ter apoio familiar e profissional. Os amigos de Tiffy, Mo, Gerty e Rachel são incríveis e muito importantes nessa fase. Além da satisfação de que a protagonista evoluiu sozinha (com uns empurrãozinhos, às vezes) e que não há nada imposto e forçado à mocinha para que ela se dê conta do quão errada era a relação. Ela percebe por conta própria.

Em paralelo com a história de Tiffy, temos Leon, pegando vários turnos no trabalho, alugando metade do apartamento e da cama (um dorme do lado direito e outro do esquerdo da cama). E aqui entramos no segundo ponto a ser considerado da obra, que é mais uma coisa recorrente na realidade,  Leon estava fazendo tudo isso para tentar tirar o irmão que foi preso injustamente, mesmo com todos duvidando e julgando sem saber direito o que aconteceu com Richie, seu irmão, Leon acreditou e lutou até o fim por seu irmão e com alguma ajuda de Tiffy e Gerty (advogada), Richie conseguiu sair da cadeia e teve o seu final feliz. 

Mesmo com todas essas questões Leon ainda teve tempo de sair à procura do grande amor da vida do sr. Prior, que o senhorzinho conheceu durante a segunda guerra e nunca chegou a declarar o seu amor oficialmente, mas deve ser levado em consideração a repressão e o medo que um casal homossexual deveria sofrer naquelas circunstâncias. Mas devo dizer que o protagonista foi parcialmente bem sucedido em sua busca. E nessa parte é importante ressaltar, que a autora mostra como o amor verdadeiro pode passar por grandes desafios e ainda assim sobreviver por décadas.

Bom, agora falando em romance, eu particularmente gostei bastante do desenvolvimento. Tiffy é uma pessoa alegre, animada, falante, simpática e colorida, (a personalidade e as roupas da mesma me lembraram Lou Clark - Como eu era antes de você - Jojo Moyes) e em contrapartida temos o Leon que é taciturno e sério. Nesse caso, a famosa frase, “Os apostos se atraem” faz todo o sentido. A autora construiu todo o romance. Primeiro a interação deles apenas por post-its, e depois por mensagens também, e em como eles se tornam íntimos e confidentes sem nunca terem se encontrado pessoalmente. Os dois tem uma relação de cumplicidade, não é amor logo de cara, e sim uma amizade que vai se transformando aos poucos. Mas quando eles finalmente eles se encontram, em uma situação constrangedora, a faísca da paixão já existe e a partir daí que realmente começa o desenvolvimento amoroso dos dois, na minha opinião, é impossível não torcer por esse casal. 

Toda relação tem seus altos e baixos, e uma história normalmente precisa de reviravoltas pra ser emocionante, e essa como qualquer outra obra, também possui, porém não é nada tão dramático que chega a dar aquela aflição. Beth O'Leary colocou tudo na medida certa.

Para quem tem interesse em uma leitura leve (com uma dose de drama) e rápida, esse livro é perfeito. Mas é claro que o leitor também tem que ter um apreço por romance contemporâneo, mas como eu já disse, esse livro vai muito além disso, superou todas as minhas expectativas. Sem mais delongas eu acho que esse livro merece pelo menos uma chance de ser lido e um lugarzinho na estante de todos os leitores e compradores "vorazes". Não só na estante, pode ser no Kindle. Ou simplesmente no coração! Espero que gostem da resenha, beijos e até a próxima! (◕ᴗ◕)

Comentários

Seguidores

POSTAGENS MAIS VISITADAS